Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Alentejo. Prisão preventiva para detidos pela GNR após perseguição na A2

Os dois homens detidos pela GNR, com droga, em Grândola (Setúbal), na quinta-feira, após uma perseguição a uma viatura que circulava na Autoestrada do Sul (A2), ficam em prisão preventiva, revelou esta sexta-feira fonte daquela força de segurança.

Alentejo. Prisão preventiva para detidos pela GNR após perseguição na A2
Notícias ao Minuto

21:50 - 27/01/23 por Lusa

País Alentejo

Os dois homens, um de 21 anos e de nacionalidade estrangeira, e o outro, um português, de 23 anos,  foram presentes esta sexta-feira a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Setúbal, tendo o juiz decretado a prisão preventiva de  ambos, a medida de coação mais gravosa, disse à agência Lusa a mesma fonte, que não soube precisar qual o estabelecimento prisional para onde foram conduzidos.

Segundo a fonte da GNR, a operação realizada na quinta-feira à noite, além das duas detenções, permitiu apreender 34,5 quilos de haxixe e 77.255 euros em numerário.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, o Comando Territorial de Beja da Guarda acrescentou que o haxixe apreendido é equivalente a 68 mil doses individuais e que os militares apreenderam ainda uma arma de fogo e uma arma branca.

Por volta das 20:00 de quinta-feira, militares da Guarda detetaram uma viatura a circular "em excesso de velocidade" na Autoestrada do Sul (A2), no sentido Sul/Norte, antes do nó de Grândola Sul, no distrito de Beja, relatou à Lusa a fonte policial.

O veículo circulava "com quatro ocupantes, tendo o seu condutor desobedecido à ordem de paragem dos militares e iniciado uma fuga ao longo da A2", pode ler-se no comunicado da GNR, que acrescentou que o veículo saiu da autoestrada, circulou no Itinerário Complementar 1 (IC1) e regressou "novamente à A2 onde circulou em contramão procurando fugir à viatura da Guarda e colocando em causa a segurança rodoviária de todos quantos utilizavam a via pública".

"De imediato, foram desenvolvidas diligências policiais no sentido de cessar a fuga, continuando o suspeito a não acatar as ordens emanadas, sendo que foi possível intercetar a viatura em fuga já no interior da localidade de Grândola quando se despistou. No decurso da ação policial foi possível deter dois suspeitos sendo que os outros dois colocaram-se em fuga apeada", é referido também no comunicado.

A fonte da Guarda contactada pela Lusa explicou que a viatura dos suspeitos conseguiu ser imobilizada quando "entrou num beco sem saída e embateu num poste" numa rua da vila, não tendo as duas pessoas que fugiram sido ainda capturadas.

A fonte da GNR indicou ainda que os militares efetuaram "disparos de advertência para o ar" e que durante a operação, para deter e imobilizar os suspeitos "foi utilizada a força estritamente necessária e os detidos não sofreram qualquer ferimento".

Questionado pela Lusa, sobre se estes homens poderão estar relacionados com o caso dos fardos de haxixe atirados de uma avioneta esta semana junto da Autoestrada 26 (A26), também no distrito de Beja, a fonte foi perentória: "Esta situação nada tem a ver com a situação da avioneta".

Leia Também: Detidos após perseguição na A2 tinham 77 mil euros e estavam armados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório