Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Resguarde-se. Temperaturas vão descer (mais) na 1.ª semana de fevereiro

O IPMA nota que se mantém "a advecção de uma massa de ar frio e seco na circulação de um anticiclone localizado aproximadamente entre o Golfo da Biscaia e as Ilhas Britânicas, que por vezes irá estender-se em crista ao arquipélago dos Açores".

Resguarde-se. Temperaturas vão descer (mais) na 1.ª semana de fevereiro
Notícias ao Minuto

20:31 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

O tempo frio que tem assolado Portugal teima em ficar. Segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana de 30 de janeiro a 5 de fevereiro será marcada por "tempo frio associado a um fluxo predominante de leste ou de nordeste", favorecendo a "formação de geada e/ou gelos associados ao acentuado arrefecimento noturno", e a formação de neblina ou nevoeiro, particularmente no que diz respeito ao nordeste Transmontano e Alto Douro.

De acordo com o organismo, a temperatura máxima deverá atingir valores entre os 5 e os 16°C ao longo da semana. Por seu turno, a temperatura mínima variará entre -6 e os 8°C, "com os valores mais baixos previstos para as regiões do interior Norte e Centro".

"Para esta semana, a anomalia da precipitação total e a temperatura média vai manter-se abaixo do normal, iniciando-se a semana com uma pequena descida da temperatura mínima comparando com o fim de semana anterior (dias 28 e 29)", aponta também a entidade, na mesma nota.

Nesta linha, o IPMA nota que se mantém "a advecção de uma massa de ar frio e seco na circulação de um anticiclone localizado aproximadamente entre o Golfo da Biscaia e as Ilhas Britânicas, que por vezes irá estender-se em crista ao arquipélago dos Açores".

"Gradualmente, o anticiclone terá tendência a enfraquecer e um novo núcleo irá intensificar entre a região a sueste dos Açores e o arquipélago da Madeira, havendo a possibilidade de aproximação de uma superfície frontal ao território continental no final desta semana", rematou.

Recorde-se que o IPMA emitiu aviso amarelo para todos os distritos do continente para sábado e domingo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, que deverão ser renovados na próxima semana, segundo disse a meteorologista Madalena Rodrigues à agência Lusa, esta sexta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: IPMA. Tempo frio vai manter-se pelo menos até dia 1 de fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório