Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 15º MÁX 29º

Câmara cedeu casa a pai que salvou filha de incêndio. Família perdeu tudo

Homem tem quatro filhos menores que o incêndio desalojou. Vivia, ainda, com os pais após a morte da mulher, há cerca de dois meses.

Câmara cedeu casa a pai que salvou filha de incêndio. Família perdeu tudo
Notícias ao Minuto

16:09 - 27/01/23 por Marta Amorim

País Montijo

Luís Silva tinha saído de casa há cinco minutos quando um vizinho lhe ligou a dizer que a casa, que alugava com a família, no Montijo, estava a arder. Voltou rapidamente e três dos seus filhos já estavam na rua, a salvo. No interior da casa, permaneciam a mãe e a filha de dois anos.

"Ainda entrei duas vezes lá em casa, mas não as vi", conta Luís ao Notícias ao Minuto

Depois disso, foi tudo muito rápido. A mãe de Luís foi com a menina para a varanda e colocou-a no telhado, antes de se atirar para o solo, onde moradores a ampararam com mantas e lençóis. 

Os bombeiros chegaram em 10 minutos, mas "não viam ninguém". "Diziam que não dava mais para subir lá acima, e eu subi, mesmo com pessoas e bombeiros a tentarem-me agarrar. Era impossível saber que a minha filha estava ali e não subir", revela o homem que é apelidado de herói por ter resgatado a menina.

Perderam tudo no incêndio e a menina e avó permanecem no hospital - a menina está  estável e a mulher ficou com 25% do corpo queimado. 

O jovem, de 26 anos encontra-se agora numa casa-abrigo, com três dos filhos. Está atualmente desempregado e tem "apalavrada" com a autarquia do Montijo uma casa para onde poderá ir durante seis meses. Depois disso, terá se candidatar a concursos da Câmara Municipal ou alugar uma casa pelos próprio meios. 

O caso gerou uma onda de solidariedade que Luís agradece "de coração" numa altura em que vive "um dia de cada vez". 

Tem recebido roupa e alimentação e a TVI já lhe prometeu eletrométricos, depois de uma ida ao programa da manhã 'Dois às 10'. Precisa de "ajuda financeira" e que a família fique bem, diz ainda. 

Leia Também: Incêndio no Montijo deixa mulher em estado grave. Bebé foi salvo pelo pai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório