Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

PS/Açores diz que dívida do Governo Regional a fornecedores cresceu 20%

O vice-presidente da bancada socialista no parlamento açoriano Carlos Silva disse esta sexta-feira que em 2022, até setembro, o montante da dívida a fornecedores do setor público empresarial regional sofreu um "agravamento superior a 20%".

PS/Açores diz que dívida do Governo Regional a fornecedores cresceu 20%
Notícias ao Minuto

15:33 - 27/01/23 por Lusa

País Açores

O parlamentar questionou esta sexta-feira - num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores - o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) sobre a dívida a fornecedores e os "atrasos significativos" no pagamento de apoios.

"É com cada vez maior frequência que, no espaço público, se verificam queixas e alertas de atrasos, por parte do Governo Regional e das entidades públicas por este tuteladas, no pagamento das dívidas aos fornecedores e do pagamento dos apoios devidos às empresas e famílias", afirmou o deputado regional, citado em nota de imprensa.

O agravamento verificou-se "de forma preocupante e em especial no segundo semestre do ano de 2022", com "consequências diretas na falta de liquidez disponível para as famílias e empresas açorianas, numa conjuntura de crise inflacionista internacional", segundo o PS/Açores.

O socialista disse que o próprio Fórum Empresarial da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada alertou para os "atrasos na finalização/pagamento das candidaturas dos apoios das linhas desenhadas para mitigar os impactos da pandemia (PMEI, PMEII...), penalizando as empresas que se veem confrontadas com reembolsos de empréstimos".

Carlos Silva referiu que nos primeiros nove meses do ano de 2022 as contas das entidades do setor público empresarial regional, já publicadas, "apresentaram um agravamento superior a 20% do montante da dívida a fornecedores".

O deputado socialista salvaguardou que "o Boletim de Execução Orçamental, emitido pela Direção Regional de Orçamento e Tesouro, não reporta a dívida a fornecedores do Governo Regional e dos serviços e fundos autónomos".

O deputado pretende, por isso, que o Governo Regional esclareça qual o montante da dívida a fornecedores, reportada em 31 de dezembro passado, "da responsabilidade de cada departamento do Governo, de cada um dos fundos e serviços autónomos e de cada uma das entidades do setor público empresarial".

O PS quer também saber qual o "montante aprovado e não pago, em 31 de dezembro, relativo a todos os programas de apoio do Governo Regional dos Açores a famílias e empresas", em particular os "referentes aos programas PMEI, PMEII".

Leia Também: PS/Açores: Contingente para alunos das ilhas nas universidades mantém-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório