Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Lisboa e Madrid celebram memorando para cooperação

A Câmara Municipal de Lisboa e a Comunidade de Madrid assinaram hoje um memorando de entendimento para fortalecer o intercâmbio e a cooperação nas áreas da economia, inovação, cultura e turismo, com a visão política de "servir as pessoas".

Lisboa e Madrid celebram memorando para cooperação
Notícias ao Minuto

18:27 - 26/01/23 por Lusa

País Cultura

"Este memorando, mais do que tudo, é uma visão política que nos une aos dois e que une pela maneira como nós pensamos a política: a política feita para as pessoas e com as pessoas", declarou o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), destacando a cooperação com Madrid na inovação e na cultura.

Com a ambição de tornar Lisboa numa capital da inovação, Carlos Moedas realçou o projeto Fábrica de Unicórnios, no Hub Criativo do Beato, que conseguiu atrair empresas que valem mais de 1.000 milhões de euros, tendo a capital portuguesa 11, inclusive duas dos Estados Unidos da América, uma de Israel, duas da Suécia, uma do Brasil, uma da Áustria e uma da Dinamarca.

O autarca de Lisboa realçou, ainda, a cooperação na área da cultura, em que já existe "uma relação muito forte" com a cidade de Madrid, nomeadamente na arte contemporânea com a feira ARCO.

Com este memorando, a Câmara Municipal de Lisboa e a Comunidade de Madrid comprometem-se a "desenvolver programas, atividades e acordos de forma a beneficiar mutuamente o desenvolvimento económico, social e cultural, aumentando a prosperidade dos seus cidadãos".

Nos Paços do Concelho de Lisboa, onde foi assinado o memorando, a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso (do PP, direita), disse que o documento concretiza o que foi acordado em 14 de julho, quando esteve na capital portuguesa e foi recebida por Carlos Moedas, para que as duas cidades possam "continuar a avançar juntas".

Isabel Díaz Ayuso enumerou os seis eixos de colaboração inscritos no memorando, nomeadamente com o intercâmbio de experiências em matéria energética e conservação ambiental; a cooperação no desenvolvimento económico, investigação e inovação em setores como alta tecnologia, empresas e gestão de dados ou a organização conjunta de feiras e eventos internacionais; a cooperação científica e o intercâmbio de estudantes, investigadores e bolsistas para atração de talento.

Outros dos eixos são os intercâmbios culturais, as residências de artistas e a partilha de boas práticas para a conservação do "enorme legado" que ambas as cidades têm em matéria de património histórico, os programas europeus de gestão direta e a cooperação ao nível da habitação e da reabilitação urbana, para procurar uma maior colaboração no desenvolvimento das áreas metropolitanas e na gestão pública da habitação, apontou a presidente da Comunidade de Madrid.

"Juntos somos muito mais", afirmou Isabel Díaz Ayuso, considerando que o trabalho em conjunto entre Lisboa e Madrid "pode ajudar a conseguir grandes coisas", realçando a liberdade que está implícita nas políticas, inclusive com a redução de impostos e eliminação de barreiras democráticas.

A presidente da Comunidade de Madrid defendeu que Portugal e Espanha devem continuar a caminhar na Aliança Ibérica pela ligação ferroviária de alta velocidade entre as capitais dos dois países, que as tornaria "muito mais fortes", referindo que a ausência desta infraestrutura significa perda de oportunidades, nomeadamente de prosperidade para os territórios do interior.

Leia Também: Mais 20 artistas completam o cartaz do festival Sónar Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório