Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Portugueses confiam pouco na Europa e menos ainda no Governo

A confiança dos portugueses na União Europeia já viu melhores dias. Mas apesar de tudo ainda suplanta a confiança que os portugueses têm no Executivo de Passos Coelho e nos deputados nacionais, lê-se no site da TSF.

Portugueses confiam pouco na Europa e menos ainda no Governo
Notícias ao Minuto

20:20 - 12/05/14 por Noticias Ao Minuto

País Eurobarómetro

Os portugueses confiam mais na União Europeia do que no Governo. A conclusão é do Eurobarómetro ‘Europeus em 2014’, divulgado pela Comissão Europeia, a que a TSF dá destaque.

Apenas cerca de 14% dos 1025 portugueses inquiridos diz ter confiança no Governo português, enquanto os deputados da Assembleia da República só merecem a confiança de 13 por cento dos portugueses inquiridos. Em ambos os casos estes valores desceram um ponto percentual desde novembro último.

Em sentido contrário, a confiança da União Europeia subiu três pontos percentuais, situando-se, apesar de tudo, nuns modestos 26% de confiança. O Euro, por outro lado, congrega a confiança de 44% dos portugueses inquiridos, um valor mais alto do que os anteriores mas que no caso da moeda única também pode ser visto com apreensão: apenas há seis meses a confiança era de 50%.

Além da confiança nas instituições nacionais e comunitárias, o Eurobarómetro abordou também as questões de insatisfação e qualidade de vida. Ao nível da qualidade de vida, os portugueses surgem em terceiro lugar, atrás de romenos e búlgaros – 83% dos inquiridos mostram-se descontentes com este aspeto da sua vida.

Ao nível da insatisfação é ainda pior: 62% dizem-se insatisfeitos com a sua vida, o que equivale a um primeiro lugar ao nível da insatisfação, partilhado com os búlgaros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório