Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Carnide exige reabertura de esquadra da PSP após aumento de "insegurança"

Junta de freguesia criou petição que já conta com quase 2 mil assinaturas.

Carnide exige reabertura de esquadra da PSP após aumento de "insegurança"
Notícias ao Minuto

09:28 - 26/01/23 por Natacha Nunes Costa

País Carnide

O caso não é novo. Desde que a 42.ª Esquadra da PSP fechou, há cerca de dois anos, que a Junta de Freguesia de Carnide exige a sua reabertura. Contudo, com o passar do tempo, o sentimento de insegurança foi crescendo, assim como as queixas dos moradores, o que motivou os responsáveis políticos da freguesia a criarem uma petição pública "pela (re)abertura urgente da esquadra da PSP de Carnide".

A petição, que conta com mais de 1.600 assinaturas, foi criada, como explicou o presidente da junta de Carnide ao Notícias ao Minuto,  devido à "revolta e indignação" dos moradores, perante o aumento da insegurança na freguesia, após o fecho da esquadra da PSP.

Fábio Sousa pretende assim, com o documento, mostrar aos responsáveis políticos "o sentir da população, dos comerciantes e das forças vivas da freguesia".

A esquadra da PSP, encerrada há cerca de dois anos, era, segundo o autarca, "fundamental para a freguesia". "Para além da sua dimensão, os seus 70 agentes faziam um excelente trabalho de proximidade com a população, mantendo e garantindo um sentimento de segurança em toda a freguesia", contou ao Notícias ao Minuto, acrescentando que "tanto a Junta como os moradores sentem que este encerramento é o principal responsável pela diminuição do sentimento de segurança que aqui se vive na freguesia".

A 42.ª Esquadra da PSP fechou em outubro de 2020 por decisão do ministério da Administração Interna que alegou, segundo Fábio Sousa, que "a esquadra tinha de encerrar por falta de condições de higiene".

Só que isso trouxe outros problemas. "Praticamente todas as semanas recebemos alertas de moradores da freguesia a relatar alguns episódios de insegurança e de aumento da criminalidade na freguesia", revelou Fábio Sousa, adiantando que as principais queixas dos moradores são referentes a assaltos a pessoas, a garagens, veículos e também ao consumo e venda de drogas. 

Por essa razão, neste momento, "devolver à freguesia a tranquilidade que existia é uma grande prioridade" para a junta.

Ao Notícias ao Minuto, Fábio Sousa garantiu já falou, "por diversas vezes", com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e que este "mostrou-se sensível a esta preocupação e assumiu o compromisso de articular com o Governo, com o ministro da Administração Interna, no sentido de se dar a máxima prioridade à reabertura da Esquadra de Carnide".

Aliás, de acordo com o presidente da junta, a reabertura dessa esquadra foi já várias vezes votada por unanimidade, por todas as forças políticas, em diversas ocasiões tanto na Câmara Municipal como na Assembleia da Municipal de Lisboa. "Agora, falta o Governo fazer a sua parte", atirou durante a entrevista ao Notícias ao Minuto.

"Era muito importante que a Câmara Municipal de Lisboa e o Ministério da Administração Interna se entendessem. É preciso ter coragem. Coragem para fazer o que tem de ser feito. Que se dê início às obras na 42.ª Esquadra da PSP em Carnide", concluiu.

Leia Também: Três detidos em Carnide por tráfico de drogas. Um fica em preventiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório