Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

PCP alerta para falta de médicos no Atendimento Permanente em Baião

O PCP de Baião, no distrito do Porto, alertou hoje, em comunicado, para o agravamento da situação de falta de médicos no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no centro de saúde, que tem levado ao seu encerramento por "semanas inteiras".

PCP alerta para falta de médicos no Atendimento Permanente em Baião
Notícias ao Minuto

18:42 - 25/01/23 por Lusa

País Baião

"Constituindo um problema com raízes ligadas à deficiente gestão, desde a época natalícia e início do ano de 2023 esta situação tem vindo a agravar-se, resultando na existência de semanas inteiras em que o serviço não funciona por falta de profissionais médicos", lê-se na nota enviada à agência Lusa.

Segundo a estrutura concelhia comunista, "desde o princípio da atividade [do SAP], esta unidade de saúde enfrentou problemas com a colocação de profissionais médicos, de tal forma que, esporadicamente, não havia médico de serviço durante alguns dias ou algumas horas, indignando os utentes".

O PCP diz que se trata de "uma séria preocupação e revolta para a população baionense".

O partido assinala que muitos doentes têm recorrido ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, a 40 quilómetros de distância de Baião.

Sobre este assunto, a Lusa tentou uma explicação da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, que delegou a resposta no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega 1.

Em relação ao funcionamento do SAP de Baião, refere-se numa nota da ACES enviada à Lusa que, "dadas as exigências em termos de recursos humanos deste serviço (24 horas e sete dias semana), pese embora a dificuldade em encontrar médicos disponíveis para esta prestação, o ACES tem mantido permanentemente diligências no sentido de colmatar todas as necessidades do serviço".

Leia Também: Assis quer que se olhe para o CES no contexto da revisão constitucional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório