Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Condução em contramão levou à morte de cinco pessoas em 2013

No ano passado, cinco pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas, vítimas de acidentes provocados por condução em contramão, indica o Jornal de Notícias. Os principais culpados são os condutores idosos.

Condução em contramão levou à morte de cinco pessoas em 2013
Notícias ao Minuto

09:33 - 11/05/14 por Notícias Ao Minuto

País Sinistros

A condução no sentido oposto ao estabelecido por lei nas estradas portuguesas levou, em 2013, à ocorrência de 57 acidentes, que provocaram a morte de cinco pessoas.

Os maiores culpados por este tipo de infração ao Código da Estrada são, de acordo com o Jornal de Notícias, os condutores idosos, que, apesar de revelarem limitações a nível visão, audição, coordenação muscular, apneia do sono e reflexos, têm dificuldades em assumir uma menor capacidade para conduzir de forma segura.

“O problema é que não há qualquer fiscalização das autoridades e uma grande maioria recorre a médicos que passam um simples atestado sem efetuar qualquer exame específico”, acusa o presidente da Associação de Cidadãos Automobilizados, em declarações ao JN.

Já o Laboratório de Psicologia do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) esclarece que para se realizarem exames é necessário que haja tal indicação por parte de um delegado de saúde ou junta médica, caso se verifiquem “dúvidas sobre a aptidão física, mental ou psicológica” para conduzir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório