Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vila Real de Santo António celebra 100.º aniversário do farol

O farol fica situado no extremo sudeste do país, nas margens do Rio Guadiana.

Vila Real de Santo António celebra 100.º aniversário do farol
Notícias ao Minuto

23:59 - 20/01/23 por Notícias ao Minuto

País Vila Real de Santo António

O município de Vila Real de Santo António, no extremo sudeste do Algarve, comemorou, esta sexta-feira, o 100.º aniversário do farol do concelho, descerrando uma em homenagem ao edifício.

Segundo o site da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, o farol está ativo desde 1923. Fica localizado junto à foz do rio Guadiana, mesmo na extremidade do país.

A cerimónia, divulgada pelas redes sociais pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), contou com a presença do autarca da vila algarvia, Álvaro Palma de Araújo, assim como o subdiretor-geral da Autoridade Marítima e várias entidades relacionadas com a Polícia Marítima, além de, claro, os faroleiros.

O subdiretor-geral da AMN, o contra-almirante Nuno Noronha Bragança, vincou que o trabalho dos faroleiros garantiu "o contínuo funcionamento deste farol e de todos os outros 52 faróis do nosso país”, destacando a “significativa especificidade da profissão de faroleiro, única pela sua natureza”.

Já o autarca da cidade, citado pelo comunicado da AMN, destacou a importância da estrutura para a região, pois "cumpriu e cumpre a missão para a qual estava destinado: trouxe a luz onde havia trevas, encontrou quem estava desencontrado e uniu quem estava separado".

Leia Também: Farol do Cabo da Roca. "Um português só é português quando é universal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório