Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Reservas de sangue em baixo. Mau tempo e período gripal não ajudam

Diretor Técnico do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto apelou mais uma vez à dádiva esta sexta-feira.

Reservas de sangue em baixo. Mau tempo e período gripal não ajudam
Notícias ao Minuto

10:27 - 20/01/23 por Notícias ao Minuto

País Dar Sangue

O Diretor Técnico do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto, Jorge Condeço, apelou, mais uma vez, esta sexta-feira, à doação de sangue no programa 'Esta Manhã', da TVI, em virtude da diminuição de reservas.

A partir do centro de doação de sangue do Porto, Jorge Condeço explicou que "não há diminuição de dávidas, mas sim de reservas", algo que já acontece por norma no mês de janeiro, mas que este ano está a ser ainda mais preocupante devido ao período gripal antecipado e ao mau tempo que se fez sentir no último mês.

"Aquilo que se passa é que, de facto, depois de um período gripal antecipado em relação aos últimos anos, que enchem as urgências e que faz com que as pessoas não venham aqui porque não podem dar sangue doentes, como é evidente, também é este mau tempo que faz com que as pessoas tenham alguma inércia de sair das suas casas, de se deslocarem para poderem chegar aos centros ou aos locais onde fazemos algumas sessões de colheita. Obviamente, que estes são fatores muito relevantes", esclareceu Jorge Condeço.

Devido à escassez de reservas de sangue, houve hospitais que ponderaram adiar cirurgias, o que acabou por não acontecer. De acordo com o responsável do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto, as unidades hospitalares têm o apoio do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e este faz "bases circulantes" de forma a compensar "aquilo que pontualmente falha nos hospitais que têm serviços de sangue".

"Nós ajudamos dentro das nossas possibilidades e vamos compensando", garantiu Jorge Condenço durante o mesmo programa.

Recorde-se que as reservas de sangue estão novamente em baixo, sobretudo para os grupos sanguíneos: O+, O- e A-. Por isso, tem sido feito mais apelos às dádivas.

Leia Também: "Juntem-se". Lançado apelo a dádivas de sangue durante "carência sazonal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório