Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Denúncia leva à apreensão de dezenas de pacotes de artigos pirotécnicos

Um homem, de 45 anos, foi identificado.

Denúncia leva à apreensão de dezenas de pacotes de artigos pirotécnicos
Notícias ao Minuto

23:59 - 19/01/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na quarta-feira, mais de 50 embalagens de material de pirotécnico, no concelho de Figueiró dos Vinhos. Um homem foi identificado.

Em comunicado, esta quinta-feira, a GNR explica que a apreensão decorreu "no âmbito de uma denúncia".

Esta denúncia dava "conta do alegado armazenamento e comercialização de diversos artigos pirotécnicos, que não cumpriam as normas de comercialização estabelecidas na União Europeia e cuja utilização coloca em risco a segurança dos seus utilizadores".

Os guardas encetaram diligências policiais "que permitiram apreender mais de 50 baterias e embalagens de diversos artigos pirotécnicos, cuja totalidade de matéria ativa (NEC – Net Explosive Content) perfazia cerca de 5,937 quilos".

No seguimento das diligências foi identificado um homem, de 45 anos, "por posse de uma quantidade superior a cinco quilos de artigos pirotécnicos no mesmo espaço físico e elaborado o respetivo auto de contraordenação".

Os factos foram comunicados à Policia de Segurança Pública (PSP).

Na mesma nota, a GNR relembra que este tipo de artigos "não são meros brinquedos, mas sim explosivos com a capacidade de provocar acidentes muito graves, sobretudo em crianças e jovens" e que o uso e/ou venda indevida de produtos pirotécnicos "são sancionados através de coima".

Leia Também: Taxistas detidos em flagrante por especulação. Vítimas eram estrangeiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório