Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Professores em luta em Braga cantam 'Acordai' para Costas ouvirem

Numa espécie de serenata à chuva para "Costa & Costa" ouvirem, um grupo de professores entoou hoje, em Braga, a canção "Acordai", de Fernão Lopes Graça, no final de uma manifestação que juntou um milhar de pessoas.

Professores em luta em Braga cantam 'Acordai' para Costas ouvirem
Notícias ao Minuto

17:01 - 19/01/23 por Lusa

País Professores

isso mesmo que faz falta, que os Costas [o primeiro-ministro e o ministro da tutela] acordem para o estado da Educação em Portugal e façam alguma coisa para salvar a escola pública e dignificar a carreira docente", disse um dos professores.

Com direito a "encore", o tema "Acordai" foi entoado por um grupo de professores do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga, e contou com a "participação musical" de muitos dos outros docentes presentes na manifestação, que culminou frente à Câmara de Braga.

Apesar da chuva persistente, e até porque "manifestação molhada é manifestação abençoada", os professores não desmobilizaram e durante cerca de duas horas fizeram ouvir os seus protestos nas ruas mais centrais daquela cidade.

"Quem ensina a voar não pode rastejar" era uma das frases mais ouvidas, a par de "o tempo congelado é para ser contado".

Outros manifestantes reclamavam ainda o fim das quotas no acesso aos 5.º e 7.º escalões.

"Respeito" era, no entanto, a palavra transversal a todos.

"Roubaram-nos o pão e agora querem-nos dar migalhas, mas não é com migalhas que nos vão comprar", assegurava um dos muitos sindicalistas presentes, aludindo às últimas conversações com o ministro da tutela.

Segundo fontes do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) e da PSP, a manifestação juntou cerca de um milhar de pessoas.

Os professores estão a cumprir, desde segunda-feira, uma greve por distritos, sendo hoje o dia de Braga.

O SPN refere que a greve contou com a adesão de cerca de 90 por cento dos mais de 10 mil professores do distrito.

Leia Também: Chega responsabiliza ministro da Educação pela greve dos professores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório