Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Novo abatimento na via em Gaia condiciona circulação na Linha do Norte

Um novo abatimento de via na Linha do Norte em Francelos, Vila Nova de Gaia, está a condicionar a circulação ferroviária, informou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP), depois de na semana passada já ter sucedido um episódio semelhante.

Novo abatimento na via em Gaia condiciona circulação na Linha do Norte
Notícias ao Minuto

13:18 - 18/01/23 por Lusa

País IP

"Após ter sido detetado um abatimento na via, na linha III de Francelos-Norte ao km 326,050, foi suspensa a circulação na via A [ascendente]", no sentido Aveiro-Porto, informou hoje a IP na rede social Facebook, pelas 12:29.

De acordo com a empresa que gere a rede ferroviária nacional, "está assegurada a circulação ferroviária neste troço em ambos os sentidos através da via D [descendente]".

"A equipa de manutenção da IP encontra-se no local a desenvolver os trabalhos de reparação, tendo em vista a reposição das condições de circulação com a maior brevidade possível", refere o comunicado da gestora.

O abatimento de hoje, ao quilómetro 326 da Linha do Norte, ocorreu perto do da semana passada, que se verificou ao 325, numa zona que está em obras, e causou condicionamentos entre quinta e sexta-feira.

A Lusa noticiou hoje que o abatimento em Francelos, Vila Nova de Gaia, na semana passada, num troço em obras da Infraestruturas de Portugal, causou 52 supressões de comboios e 130 atrasos, que totalizaram 7.320 minutos, segundo a CP.

De acordo com uma resposta da CP - Comboios de Portugal a questões da Lusa, "foram efetuadas 52 supressões de comboios (44 totais e oito parciais), todas em comboios urbanos do Porto".

"A ocorrência provocou atrasos a 130 comboios, num total de 7.320 minutos", sendo que "o tempo médio dos atrasos foi de 56 minutos", adiantou fonte oficial da CP à Lusa.

A Lusa também questionou a Infraestruturas de Portugal (IP) acerca dos motivos para o abatimento da via em Francelos, em Gaia, distrito do Porto, encontrando-se a aguardar resposta.

A circulação ferroviária esteve condicionada entre a estação de Vila Nova de Gaia (Devesas) e o apeadeiro de Francelos entre quinta e sexta-feira, devido a um abatimento na via que está a ser intervencionada pela IP no âmbito do programa Ferrovia 2020.

O troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia está atualmente em obras no valor de 55,3 milhões de euros, e deverão concluir-se no início deste ano, disse fonte oficial da IP à Lusa no dia 04 de novembro.

Leia Também: Abatimento na Linha do Norte em Gaia suprimiu 52 comboios e atrasou 130

Recomendados para si

;
Campo obrigatório