Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Depressão Fien. IPMA alerta para rajadas de 120 km/h e acumulação de neve

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera agravaram-se em relação à passagem da depressão Fien.

Depressão Fien. IPMA alerta para rajadas de 120 km/h e acumulação de neve
Notícias ao Minuto

23:33 - 15/01/23 por Marta Amorim

País IPMA

A partir desta segunda-feira, dia 16, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e pelo cavamento da depressão Fien - nomeada pela Agência Estatal de meteorologia de Espanha (AEMET) - a sul das Ilhas Britânicas, "induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente, transportando uma massa de ar marítima de origem polar", refere o IPMA. 

Segundo o Instituto, a partir do dia 16 prevê-se uma "intensificação do vento de oeste/noroeste, que soprará forte no litoral oeste, com rajadas até 85 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120 km/h".

Também a agitação marítima irá aumentar, esperando-se a partir de dia 16 ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, que poderão atingir altura máxima até 12 metros, na costa ocidental, em especial a norte do Cabo Raso.

Prevê-se igualmente a passagem de superfícies frontais frias associadas à depressão Fien, "com ocorrência de precipitação no continente, em especial nas regiões Norte e Centro", e que serão de neve no dia 16 nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 900/1100 metros de altitude no Norte e Centro no dia 17 e para os 500/700 metros a partir do final da tarde de dia 17 - podendo acumular quantidades significativas no solo.

Já quanto à temperatura, e tal como já foi noticiado, esta vai sofrer uma diminuição - que será mais acentuada nos dias 17 e 18 - com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral.

A temperatura máxima deverá oscilar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro.

O IPMA salienta que o desconforto térmico será acentuado pelo vento forte que se irá fazer sentir.

Assim, e devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos Laranja de agitação marítima no litoral Norte e Centro a iniciar no dia 16, assim como avisos Amarelo e Laranja de rajada para os dias 16 e 17 e aviso Amarelo de precipitação em vários distritos do Norte e Centro.

Também, e devido à queda de neve nos dias 16, 17 e 18, foi emitido aviso Amarelo para as terras altas dos respetivos distritos. 

Leia Também: Com frio? Siga os conselhos da Proteção Civil para se manter em segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório