Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal ofereceu hoje material militar a São Tomé e Príncipe

Portugal ofereceu hoje a São Tomé e Príncipe material para as Forças Armadas, numa cerimónia em que o ministro da Defesa são-tomense destacou Portugal como "um dos principais parceiros" do seu país nos setores da defesa e segurança.

Portugal ofereceu hoje material militar a São Tomé e Príncipe
Notícias ao Minuto

18:14 - 13/01/23 por Lusa

País Diplomacia

"Portugal é um dos principais parceiros de São Tomé e Príncipe na área da defesa nacional e igualmente na área de defesa e segurança", salientou o ministro da Defesa são-tomense, Jorge Amado, que classificou essa cooperação com Portugal como "muito frutífera".

Jorge Amado salientou que o material doado é "extremamente necessário" e é exemplo da "cooperação bastante frutífera" entre os dois países, e considerou que Portugal "tem estado presente em todos os domínios, quer de formação e modernização" das Forças Armadas são-tomenses.

Na ocasião, o embaixador de Portugal em São Tomé, Rui Carmo, disse que o material enviado, num total de cerca de dois mil quilos de artigos de fardamento, correspondentes a cerca de 1.500 peças de casacos de camuflado, calças e barretes de campanha, para equipar os militares são-tomenses, visa "mitigar as necessidades nesta área".

O envio do material resulta da visita do primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, a Lisboa em dezembro de 2022, e conforme pedido expresso do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas são-tomenses, brigadeiro João Cravid, disse Rui Carmo, que acrescentou que "esta ação de cooperação ilustra uma vez mais a disponibilidade de Portugal para consolidar e reforçar os laços com São Tomé no domínio da Defesa". 

A cerimónia de entrega simbólica do material, que decorreu no Ministério da Defesa Nacional, em São Tomé, realizou-se um dia depois de uma reunião de trabalho entre o tenente-general Marco Seronha, chefe da missão portuguesa, com o brigadeiro João Cravid.

No final do encontro, em declarações à imprensa, Marco Seronha destacou a "atividade muito intensa no âmbito da cooperação do sistema de saúde militar" são-tomense, com o apoio à capacitação do centro de saúde, e a presença nas águas de São Tomé e Príncipe do navio "Zaire", da Armada Portuguesa, para ações de formação e também de patrulha no golfo da Guiné.

"Temos também aqui uma cooperação com a Guarda Costeira no âmbito do navio 'Zaire', muito produtiva e que julgo até que será um bom exemplo para cooperação em termos regionais no golfo da Guiné", afirmou.

O tenente-general Marco Seronha disse ainda que na sua deslocação a São Tomé e Príncipe está acompanhado por um dirigente da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional de Portugal com o objetivo de "otimizar a cooperação no domínio da Defesa que está a ser feita, focalizando em áreas que sejam consideradas mais prioritárias pelas autoridades locais".

Leia Também: Trabalhadores de São Tomé dão conta do uso indevido de fundo social

Recomendados para si

;
Campo obrigatório