Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Avenida Europa de Aveiro vai ser desnivelada na "rotunda do Rato"

A Câmara de Aveiro já está na posse do estudo prévio para reformular a denominada "rotunda do Rato", que prevê o desnivelamento da Avenida Europa, informou hoje o presidente da autarquia.

Avenida Europa de Aveiro vai ser desnivelada na "rotunda do Rato"
Notícias ao Minuto

17:04 - 12/01/23 por Lusa

País Aveiro

Ribau Esteves disse que a versão final do estudo prévio para a requalificação daquele eixo rodoviário será apresentada em reunião de câmara.

Adiantou, no entanto, que aquele estudo prevê para a "rotunda do Rato" o desnivelamento da ligação norte/sul, que corresponde à atual Avenida Europa e antiga variante à Estrada Nacional 109, mantendo ao nível a ligação à Avenida Vasco Branco e Alameda Silva Rocha e os arruamentos opostos.

Segundo revelou Ribau Esteves, está também previsto um novo eixo rodoviário que fará a ligação à rotunda que se encontra a ser concluída à saída do viaduto de Esgueira.

O presidente da câmara assegurou a intenção de levar a versão final do estudo a reunião do executivo, para depois avançar para projeto e concurso de execução, mas antecipou o assunto em resposta ao vereador socialista Fernando Nogueira, que havia dado como exemplo de falta de segurança na "rotunda do Rato".

Fernando Nogueira havia abordado no período de antes da ordem do dia a questão da mobilidade, anotando a falta de condições de segurança, com "vias pedonais fracas e inseguras", reclamando por isso "uma rede qualificada" de passeios e passadeiras.

"Temos uma cidade onde as crianças não circulam no espaço público, onde se fazem coisas contrárias aos modos suaves e assim não se pode convidar as pessoas a mudar comportamentos", criticou.

O vereador do PS, que aludiu às conhecidas Bicicletas de Utilização Gratuita (BUGA) em que Aveiro foi pioneira durante a gestão municipal socialista, apontou precisamente a "rotunda do Rato" como uma de várias travessias inseguras para peões e bicicletas.

Foi o mote para Ribau Esteves adiantar o que está previsto para a Avenida Europa e para criticar "quem há 20 anos criou as BUGA, mas abriu avenidas sem pistas para elas circularem".

"Nós fazemos bem, com passeios e ciclovias. Vocês deixaram o lancil", reagiu Ribau Esteves.

Na reunião pública do executivo foi também dado conhecimento aos restantes vereadores do acordo judicial alcançado para o encerramento e reabilitação do Parque de Campismo de São Jacinto, matéria que opunha a câmara a um grupo de campistas.

O presidente da câmara congratulou-se com o desfecho, "o qual permite que o projeto de requalificação do Parque de Campismo siga o seu caminho, para ser aberto o respetivo concurso".

Leia Também: Jornalista espanhol julgado por suspeitas de espiar através do Pegasus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório