Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Autarca de Espinho detido por suspeitas de corrupção e abuso de poder

Em causa está o licenciamento de projetos imobiliários. Foram detidas cinco pessoas.

Autarca de Espinho detido por suspeitas de corrupção e abuso de poder
Notícias ao Minuto

12:40 - 10/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Espinho

O presidente da Câmara Municipal de Espinho foi detido esta terça-feira por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências. A notícia, que foi avançada primeiramente pela RTP, foi confirmada à agência Lusa por fonte ligada à investigação.

Miguel Reis foi detido no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária (PJ), que ainda decorria ao início da tarde desta terça-feira.

A autoridade confirma que "foram feitas cerca de duas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local, residências de funcionários da autarquia e diversas empresas sedeadas nos concelhos de Espinho e Porto, tendo-se procedido à detenção de cinco pessoas", não referindo diretamente a autarquia de Espinho.

Além de Miguel Reis, cuja identidade não é diretamente mencionada pela PJ, sendo descrito como "titular de cargo político", foram também detidos "um funcionário da autarquia e três empresários". Segundo a polícia, os suspeitos "encontram-se indiciados pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências".

Segundo a televisão pública, as suspeitas sobre Miguel Reis assentam no licenciamento de projetos imobiliários desde 2018, sendo que o autarca foi eleito pelo Partido Socialista nas eleições autárquicas de 2021. Antes, tinha ocupado o cargo de deputado na Assembleia Municipal do mesmo município.

A PJ adianta que a investigação foca-se precisamente em "projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos".

"Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas", acrescentam as autoridades.

Nesta operação, que contou com a presença de magistrados do DIAP Regional Porto, estiveram envolvidos investigadores e peritos financeiros da Diretoria do Norte, bem como peritos informáticos de várias estruturas da Polícia Judiciária.

Fonte oficial da câmara confirmou à Lusa, cerca das 13:00, que as buscas ainda estavam a decorrer.

Quem é Miguel Reis?

Miguel Reis foi eleito presidente da Câmara de Espinho, distrito de Aveiro, pelo PS nas autárquicas de 2021, com 40,23% dos votos.

O arquiteto já foi vereador na câmara, vogal da Assembleia de Freguesia de Anta, deputado na Assembleia Municipal de Espinho, membro da Assembleia Distrital do Porto do PS e da comissão nacional do partido.

Antes de assumir funções de presidente da autarquia, Miguel Reis conciliava a sua atividade política com a docência na Escola Profissional de Espinho, do grupo Oliveira Martins, e a investigação nas áreas da Governação do Mar, da Energia e Ambiente, das Novas Formas de Habitar e da Proteção Civil.

É atualmente presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Espinho, depois de ter sido reeleito para o cargo em outubro de 2022.

[Notícia atualizada às 13h15]

Leia Também: Autarca de Santarém pede ao ministro da Saúde "respeito pelos eleitos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório