Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Afinal, qual o volume de água nas albufeiras após as últimas chuvas?

Os dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), referentes a esta segunda-feira, dão conta de que as albufeiras estão agora com uma média de armazenamento de 84%.

Afinal, qual o volume de água nas albufeiras após as últimas chuvas?
Notícias ao Minuto

22:58 - 09/01/23 por Ema Gil Pires

País APA

Os últimos dias foram de muita chuva na grande maioria do território nacional, o que pode ser visto como um bom sinal, na sequência de um verão que ficou marcado por um cenário de seca extrema. Mas, afinal, depois destas últimas chuvas, a que nível está o armazenamento de água nas albufeiras portuguesas?

Semanalmente, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) divulga um boletim onde dá conta do armazenamento de água no país. Os mais recentes dados, referentes a esta segunda-feira, dão conta de que as albufeiras estão agora com uma média de armazenamento de 84% - um aumento de 1,4% face à semana anterior.

Ainda assim, três albufeiras portuguesas permanecem com um armazenamento de água inferior a 20%, todas elas na região sul do país. São elas: a albufeira da Bravura (a 12% da capacidade), no Barlavento Algarvio; de Campilhas (11%) e do Monte da Rocha (10%), estas duas na bacia hidrográfica do Sado. 

Isto numa altura em que, das 78 albufeiras que foram monitorizadas em Portugal Continental, são já 49 (mais cinco face ao anterior balanço) as que apresentam uma percentagem de água armazenada igual ou superior a 81%. A grande maioria delas, de acordo com os dados da APA, nos territórios mais a norte e do interior do país.

Por sua vez, outras 12 (menos uma) estão agora entre 61% e 80% da sua capacidade; três (menos uma) encontram-se com um valor de armazenamento médio de água (entre 51% e 60%); outras quatro permanecem entre os 41% e 50%, tal como no anterior balanço; e sete continuam, tal como na semana passada, com um valor de água compreendido entre os 21% e os 40% da capacidade total da albufeira.

São valores acima da média? Ou normais para a época?

O mais recente boletim divulgado pela APA dá conta de que, considerando as 15 bacias hidrográficas existentes em Portugal Continental, 10 delas contam, atualmente, com uma percentagem de volume de água armazenado que fica acima da média para o mês de janeiro.

Ainda assim, as restantes cinco apresentam atualmente um volume de água abaixo daquilo que seria de esperar para esta altura do ano. Em causa estão as bacias hidrográficas do Sado (atualmente com 52,0%), do Mira (36,9%), do Barlavento Algarvio (11,1%), do Sotavento Algarvio (57,8%) e do Arade (41,7%), todas nas regiões mais a sul do território.

De modo contrastante, é nas bacias hidrográficas do Vouga (95,3%), do Douro (93,4%), do Tejo (93,0%) do Ave (92,5%) e do Lima (90,8%) que existe, neste momento, um maior armazenamento de água.

Leia Também: Mau tempo. Exército conclui ponte para aceder a aldeia em Ponte de Sor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório