Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Parte da muralha da Fortaleza de Valença cedeu devido ao mau tempo

A Fortaleza de Valença, no distrito de Viana do Castelo, está classificada como Monumento Nacional desde 1928.

Parte da muralha da Fortaleza de Valença cedeu devido ao mau tempo
Notícias ao Minuto

15:18 - 01/01/23 por Lusa

País Proteção Civil

Parte da muralha da Fortaleza de Valença cedeu hoje, estando no local o coordenador municipal da Proteção Civil e o presidente da autarquia, revelou fonte do comando nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).


"Às 13:59 recebemos a informação de ter cedido parte da muralha da Fortaleza de Valença, estando no local a acompanhar a situação o coordenador municipal da proteção civil, assim como o presidente da câmara", disse à Lusa o porta-voz da ANPC.

A Fortaleza de Valença, no distrito de Viana do Castelo, está classificada como Monumento Nacional desde 1928 e o mau tempo deverá ser o motivo pelo qual parte da muralha cedeu, avançou aquele responsável.

Já num balanço feito à Lusa, cerca das 15:00, pelo responsável da Proteção Civil local, Eduardo Afonso, foi referido que "outras partes da muralha estão em risco".

"Prevê-se que venha a cair mais uma parte. Estamos a tentar fazer o possível, mas é muito difícil. Temos mais uma frente em risco e as terras estão muito moles", disse o responsável.

Eduardo Afonso apontou que a equipa de Proteção Civil de Valença está a "balizar o terreno de forma a evitar que curiosos se aproximem do local" e que aguarda melhores condições meteorológicas para efetuar trabalhos de contenção, mas que nenhum outro edifício próximo está atualmente em risco.

A parte da fortaleza que caiu fica na zona da Coroada, junto ao parque de estacionamento do Município de Valença, no distrito de Viana o Castelo.

Também em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, disse que pondera "já amanhã [segunda-feira] pedir ajuda à Direção Geral da Cultura do Norte", estimando que a autarquia venha a necessitar de apoios para a reconstrução da muralha.

"Esta fortaleza é nosso ex-líbris. É o cartão-de-visita de Valença. Aliás, está a ser preparada uma candidatura a Património da Humanidade", recordou o autarca.

José Manuel Carpinteira aproveitou para apelar à população para que não se dirija à fortaleza e cumpra os conselhos de segurança da Proteção Civil.

[Notícia atualizada às 15h38]

Leia Também: Proteção Civil alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório