Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hospital de Faro recusa assistir criança com crise asmática

Caso levou centro hospitalar a estabelecer normas escritas sobre os procedimentos a ter nos períodos de encerramento das urgências pediátricas.

Hospital de Faro recusa assistir criança com crise asmática
Notícias ao Minuto

15:59 - 30/12/22 por Notícias ao Minuto

País Saúde

O hospital de Faro recusou atender uma criança, em plena crise asmática, na urgência geral, num momento em que a urgência pediátrica estava encerrada. O caso levou mesmo o centro hospitalar universitário do Algarve a estabelecer normas escritas sobre os procedimentos a ter nos períodos de encerramento das urgências pediátricas.

De acordo com a SIC Notícias, as regras passaram para o papel depois de Vera ter levado a filha de nove anos, na semana passada, àquela unidade hospitalar, a 42 km de onde vive, em Tavira, e ter-se deparado com a urgência pediátrica de portas fechadas.

A criança, que já estava há três dias com tosse, febre e dores, já tinha estado internada três vezes naquele hospital nos últimos meses mas, naquele dia, a unidade recusou-se a atender Clara e recomendou à mãe que seguisse para Portimão por meios próprios ou que chamasse o INEM.

Grávida de 20 meses, Vera contactou o INEM e Clara acabou por ser estabilizada no centro de saúde de Loulé. Quatro horas depois, a criança seguiu de ambulância para Portimão, onde acabou por ficar internada.

Em resposta à estação televisiva, o centro hospitalar universitário do Algarve admite que teria sido sensato que a menina fosse vista na urgência geral e que até havia orientações verbais aos serviços para que casos graves fossem atendidos.

Na sequência deste caso, o diretor clínico emitiu as normas por escrito, no dia de Natal, com indicações sobre os procedimentos a seguir em caso de encerramento das urgências pediátricas. Casos urgentes serão observados na urgência geral e, no caso de pulseira vermelha, deverá de imediato ser acionada a equipa de emergência interna do hospital.

Leia Também: Urgência Pediátrica da Figueira da Foz fecha na madrugada de domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório