Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"PS e Governo estão a ter aquilo a que chamamos um 'annus horribilis'"

Adalberto Campos Fernandes mostra-se preocupado com o estado do atual Executivo.

"PS e Governo estão a ter aquilo a que chamamos um 'annus horribilis'"
Notícias ao Minuto

10:22 - 30/12/22 por Notícias ao Minuto

País Crise no Governo

O antigo ministro socialista da Saúde Adalberto Campos Fernandes revelou, esta sexta-feira à Rádio Observador, estar preocupado com a crise pela qual está a passar o atual Governo e por este estar mais focado no PS do que no país.

"O que eu gostaria, enquanto militante do PS e enquanto cidadão, é que tivéssemos com um Governo focado no país e não no partido. Isto é absolutamente preocupante e entristece aqueles que entendem que os partidos estão ao serviço do país e da democracia e não ao serviço de si próprios", realçou.

Apesar disso, o ex-governante, espera que "o primeiro-ministro tenha um rasgo de energia e que seja capaz, neste momento em que estamos, de fim de ano, de ter uma capacidade política de renovação, de constituir um Governo forte, um Governo que seja visto pelo país como um Governo da República e não como um Governo socialista".

Durante a mesma entrevista, Adalberto Campos Fernandes comparou a atual crise do Governo a "um espetáculo tipo 'Guerra dos Tronos', em que se vive numa "espécie de competição".

"O PS e o Governo estão a ter aquilo que podemos chamar um 'annus horribilis' porque estamos a mais de três anos do fim da legislatura e estamos, neste momento, a assistir a um espetáculo tipo 'Guerra dos Tronos', uma espécie de competição", atirou, acrescentando que o Executivo está, atualmente, mergulhado numa "bolha mediática que se desliga do país".

Recorde-se que, em menos de um ano de legislatura, saíram 11 pessoas do Governo de maioria absoluta de António Costa. As últimas saídas estão relacionadas com o caso de Alexandra Reis. De acordo com o Correio da Manhã, a ex-secretária de Estado do Tesouro recebeu uma indemnização no valor de 500 mil euros da TAP por sair antecipadamente do cargo de administradora executiva da companhia aérea portuguesa, quando ainda tinha de cumprir funções durante dois anos.

Além de Alexandra Reis, o Governo 'perdeu' também esta semana o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes e a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.  

Leia Também: Se ontem eram 8, hoje são onze. Quem já saiu do (novo) Governo de Costa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório