Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Braga investe 170 mil euros em projetos para melhorar vivência em bairros

O município de Braga vai investir, em 2023, 170 mil euros em dez projetos que visam dar mais qualidade de vida a bairros da cidade e que foram concertados com as respetivas associações de moradores, foi hoje anunciado.

Braga investe 170 mil euros em projetos para melhorar vivência em bairros
Notícias ao Minuto

19:38 - 28/12/22 por Lusa

País Braga

Trata-se da primeira edição do "Viva o bairro", um programa criado pela empresa municipal de habitação (Bragahabit), em parceria com a Câmara.

"O objetivo é criar qualidade de vida e melhorar as condições de conforto no espaço em que cada bairro se insere", disse o administrador executivo da Bragahabit, Carlos Videira, na cerimónia de assinatura dos protocolos para a prossecução dos 10 projetos.

Segundo Carlos Videira, os projetos foram trabalhados, desde fevereiro, com as associações de moradores e vão ser postos em prática ao longo de 2023.

Para o presidente da Câmara, Ricardo Rio, o "Viva o bairro" assume-se, desde logo, como um programa de "corresponsabilização" dos moradores na melhoria do espaço em que vivem.

"A ideia é envolver os moradores na formatação das políticas municipais e na condução dos destinos dos locais em que vivem. Cada um sabe o que falta, melhor do que ninguém", disse o autarca.

Segundo Rio, este programa é virado para as vivências, interações e ocupação dos tempos livres dos moradores de cada bairro.

Os projetos aprovados são financiados a 100% e até ao montante máximo de 20 mil euros.

São projetos na área desportiva, cultural e social, como atividades de lazer para crianças e jovens a partir dos seis anos ou a devolução à comunidade de um espaço que outrora foi um ringue de basquetebol mas que neste momento não passa de "um terreno em cimento".

Outros projetos são uma escola de música e cidadania no bairro social do Picoto, um festival internacional de ilusionismo e um espaço no bairro social de Santa Tecla para trabalhar dimensões como a tolerância pela diferença, a não discriminação e preconceito.

Um outro projeto visa consciencializar a comunidade para a problemática do isolamento social e para a solidão e para a importância da sua prevenção.

"Da Rua para o Ringue" é um projeto que pretende usar o boxe olímpico como meio de combate ao insucesso escolar, à exclusão social e ao bullying.

A ideia é avaliar, intervir e treinar semanalmente com crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais, com o objetivo de que "evoluam como jovens com valor e atletas íntegros e competentes".

Há ainda os projetos "Sénior Feliz, Saudável e Seguro", promovido pela Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas, e o "Viva às Andorinhas", da responsabilidade da Associação de Moradores das Andorinhas.

A Associação de Moradores do Aldeamento Bracara Augusta pretende dar vida aos espaços verdes ali existentes, sobretudo através de iluminação e de mobiliário urbano.

Para João Rodrigues, vereador que tutela a pasta da Habitação da autarquia de Braga, o programa 'Viva o Bairro' procura responder às necessidades identificadas pelas comunidades em função dos seus contextos.

"Desta forma, apoiamos diretamente as redes locais nos territórios prioritários, privilegiando as áreas da cidadania, educação, emprego, exclusão social, solidariedade comunitária, desporto, saúde e bem-estar", refere.

Leia Também: Preço do estacionamento no Hospital de Braga vai subir entre 10 a 20%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório