A Operação especial da Polícia de Segurança Pública (PSP), que teve início durante a madrugada desta quarta-feira, no Bairro do Zambujal, em Alfragide, no concelho da Amadora, terminou com três detidos e 23 armas e 609 munições apreendidas.
Em comunicado, enviado às redações, a força de segurança frisou que foram realizadas 20 buscas domiciliárias com o “objetivo de localizar e apreender armas de fogo e outras, cujas condições de detenção são ilegais, a suspeitos identificados após um longo trabalho de investigação criminal”.
Entre as 23 armas apreendidas, estão quatro espingardas, cinco reproduções de arma de fogo, quatro revólveres e dez pistolas. Foram ainda apreendidas 415 munições calibre .22 e 194 munições 12 mm.
Na nota, PSP lembrou “enquanto entidade competente para o licenciamento, fiscalização e controlo de armas em Portugal procura com este tipo de operações verificar as condições de uso e porte de armas de fogo, bem como proceder à apreensão de armas ilegais, ou utilizadas fora do contexto para o qual as respetivas licenças foram emitidas”.
Apela ainda a que os detentores de armas de fogo, tendo em conta a aproximação da passagem de ano, “respeitem a legislação em vigor abstendo-se de as usar fora dos contextos definidos, evitando colocar em risco a vida e integridade física dos próprios ou de terceiros, comportamentos que, para além da responsabilidade penal, poderão culminar na apreensão das armas e revogação das respetivas licenças”.
Nesta operação estiveram envolvidos mais de cem membros de diversas valências da PSP, desde Investigação Criminal, Intervenção Rápida e Unidade Especial de Policial, através do Grupo Cinotécnico e do Corpo de Intervenção.
Leia Também: Alfragide. Operação especial da PSP conta com "várias armas apreendidas"