Já 'fez as contas' a 2023? Os feriados, pontes e fins de semana grandes

Já a fazer contas para o Ano Novo? Veja a lista dos feriados no próximo ano e como aproveitar o calendário ao máximo - com os fins de semana prolongados e as pontes que terá 'à sua disposição'.

calendario, feriados

© Getty Images

Notícias ao Minuto
28/12/2022 08:41 ‧ 28/12/2022 por Notícias ao Minuto

País

Pontes e Feriados

Está (mesmo) quase na altura de nos despedirmos de 2022 e de dizer 'Olá' a 2023. Contudo, antes de acabar o ano, é hora de começar a pensar nas pontes e feriados que o novo ano nos vai trazer. Já fez 'as contas'? Marque na agenda. 

No próximo ano há cinco fins de semana prolongados (mesmo a pedir umas mini férias) para descansar. 

Janeiro não começa propriamente bem em termos de feriados ou possibilidade de pontes, uma vez que o Ano Novo - dia 1 de janeiro - vai ser a um domingo. 

Em fevereiro, celebra-se o Carnaval, no dia 21. Não se trata de um feriado 'obrigatório', mas, normalmente, os funcionários do setor público têm tolerância de ponto. Assim, se tiver este dia, pode 'juntar' o fim de semana à ponte de segunda-feira e ao feriado de terça - ficará com quatro dias. 

No mês de março não poderá contar com qualquer feriado nem possibilidade de ponte. Mas anime-se: em abril, há razões para sorrir. O primeiro feriado do mês acontece no dia 7 - Sexta-feira Santa - e a Páscoa celebra-se a 9. Deste modo, são três dias para aproveitar.

No mesmo mês temos o 25 de abril que, em 2023, será a uma terça-feira - se juntar uma ponte na segunda-feira, são mais quatro dias para descansar. 

Logo depois, maio. E com este chega o Dia do Trabalhador, dia 1, que se marca a uma segunda-feira. É um fim de semana prolongado logo no início. 

Junho traz mais dois feriados: um a 8 (Corpo de Deus) e outro a 10 de Junho (Dia de Portugal). O dia 8 é uma quinta-feira - que poderá 'juntar' a uma ponte na sexta-feira e ao fim de semana. Já o dia 10 será a um sábado. 

Mas neste mês, aos nacionais, juntam-se os feriados municipais. Dia 13, em que se celebra o Santo António, é numa terça-feira e, pelo menos, em Lisboa, é feriado. Menos sorte tem quem tem como padroeiro o São João - dia 24 de junho é sábado.

Julho é um dos meses típicos para as férias de verão e, em 2023, será mesmo (apenas) isso. Não há feriados nem possibilidades de ponte. 

Agosto, contudo, irá dar-nos boas notícias: há mais uma ponte para aproveitar. O feriado de dia 15 será numa terça-feira, o que, juntando com o fim de semana e uma ponte na segunda-feira, volta a permitir uma 'escapadinha' de quatro dias. 

Setembro é mês de regresso aos trabalhos e às escolas, não 'permitindo' um descanso 'extra. Contudo, outubro volta a ser 'amigo': o dia 5 (Implantação da República) é numa quinta-feira e volta a poder ter uma possibilidade de ponte - são, potencialmente, mais quatro dias para si. 

Por sua vez, em novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos, logo no dia 1, que é uma quarta-feira. Não dá para uma ponte, mas é uma semana com um 'intervalo' no meio. 

Finalmente, em dezembro, podemos voltar a 'tirar a barriga de misérias'. Não só porque é o mês do Natal, mas também porque nos permitirá a possibilidade de três fins de semana prolongados. 

A 1, marca-se o Dia da Restauração da Independência, e, a 8, o Dia da Imaculada Conceição - ambos numa sexta-feira. Já o Dia de Natal, 25 de dezembro, será numa segunda-feira.

Confira a lista completa dos feriados para 2023: 

  • 1 de janeiro - Ano Novo
  • 21 de fevereiro - Carnaval
  • 7 de abril - Sexta-Feira Santa
  • 9 de abril - Páscoa
  • 25 de abril - Dia da Liberdade
  • 1 de maio - Dia do Trabalhador
  • 8 de junho - Corpo de Deus
  • 10 de junho - Dia de Portugal
  • 15 de agosto - Assunção de Nossa Senhora
  • 5 de outubro - Implantação da República
  • 1 de novembro - Dia de Todos os Santos
  • 1 de dezembro - Restauração da Independência
  • 8 de dezembro - Dia da Imaculada Conceição
  • 25 de dezembro - Natal

Leia Também: Tolerância de ponto no Natal e Ano Novo. Afinal, em que consiste?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas