Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Profunda devoção a Lisboa". Carlos Moedas homenageia Mega Ferreira

O escritor e gestor cultural morreu hoje, em Lisboa, aos 73 anos.

"Profunda devoção a Lisboa". Carlos Moedas homenageia Mega Ferreira
Notícias ao Minuto

15:18 - 26/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País António Mega Ferreira

Depois de ser anunciada a morte de António Mega Ferreira, várias figuras nacionais já reagiram. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, prestou a sua homenagem ao escritor que, tal como foi destacado nas palavras do autarca lisboeta, "imaginou e criou a Expo’98".

"Presto sentida homenagem a António Mega Ferreira, escritor, jornalista e ensaísta. Mega Ferreira imaginou e criou a Expo’98 e revelou sempre uma profunda devoção a Lisboa. Em meu nome e da CML que em 2003 lhe atribuiu a Medalha de Honra transmito os sentimentos à família e amigos", pode ler-se numa publicação de Moedas, na rede social Twitter.

A notícia da morte, recorde-se foi avançada numa mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, transmitida pela Presidência da República, deixando uma sentida homenagem ao "amigo de sempre".

António Mega Ferreira e a vida dedicada à cultura

Licenciado em Direito, foi jornalista, escritor, gestor cultural, liderou a representação de Portugal como país convidado da Feira do Livro de Frankfurt, em 1997, presidiu a candidatura de Lisboa à Expo98, de que foi comissário, foi administrador da Parque Expo, presidente do Centro Cultural de Belém e diretor executivo da Associação Música, Educação e Cultura, que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa e as suas três escolas.

António Mega Ferreira nasceu em Lisboa, em 25 de março de 1949, na Mouraria, na rua Marquês de Ponte de Lima, onde viveu a infância e a adolescência.

Era filho de um comerciante, detentor de uma papelaria na Baixa lisboeta, sócio de uma antiga loja de discos, republicano, anti-salazarista e anticlerical. Foi o pai que escolheu o nome próprio do autor e gestor cultural, António Taurino, congregando, num só, o nome do avô paterno e o do avô materno.

Pode ler um perfil completo aqui.

Leia Também: Santos Silva: "António Mega Ferreira marcou o nosso espaço público"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório