O Chefe de Estado Maior da Força Aérea (FA) deixou, esta semana, a sua mensagem de Natal, durante a qual referiu que esta é uma altura da "família, da generosidade e da paz entre todos".
É com este sentimento que, nas palavras do General João Cartaxo Alves, se deve recordar "a necessidade" de preservar e intensificar alguns valores, como é o caso da da harmonia, do espírito de união, do afeto, da solidariedade e da tolerância.
"Mas Natal também é tempo de deixar renascer o amor e a esperança, de perdoar, de esquecer as tristezas e as amarguras da vida, e de fortalecer o coração e a esperança, na fraternidade e na união" lê-se na nota publicada no site da Força Aérea.
O responsável sublinha ainda que durante o último ano foram "muitas as situações" em que a Força Aérea "suplantou cabalmente" os desafios, de forma sempre orientada a sempre para os interesses de "Portugal e dos portugueses".
Por isso, nesta quadra, o meu primeiro pensamento vai para todos aqueles que, apartados das suas famílias, e em regiões remotas, cumprem, todos os dias, com vincado profissionalismo, as suas missões em prol da segurança, da estabilidade, do progresso e do bem-estar de populações carenciadas e do mundo, exaltando Portugal e a Força Aérea, no âmbito das obrigações que o País assumiu e das Alianças de Defesa Cooperativa de que Portugal faz parte ativa", continua o Chefe da FA.
Deixando também um agradecimento aos familiares dos militares, o general sublinha ainda que os tempos "não serão fáceis", não só na sequência da guerra na Ucrânia ou da pandemia de Covid-19, mas também pelas questões financeiras em todo o mundo.
"Mas, se estou sabedor de que o novo ano que se aproxima, continuará a ser de muito trabalho, sobretudo com a chegada dos novos sistemas de armas KC-390 e Black Hawk, e do alargamento das missões, que nos obrigam a melhorar a nossa capacidade de retenção e de recrutar mais e melhor. Estou igualmente convencido de que é, perante este tipo de reptos que o valor e a grandeza das mulheres e dos homens da Força Aérea sobressaem, especialmente, na perseverança como os encaram e na determinação como os suplantam", rematou
Se preferir, ouça aqui a mensagem do General:
Leia Também: Lisboa. Associação dá ceia a pessoas em situação de sem-abrigo no sábado