Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Exército preocupado com "pessoas" e "componente operacional"

O Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Carlos Jerónimo, demonstrou hoje perante os deputados as suas preocupações com as "pessoas" que lidera e a "componente operacional", que deve ser reforçada "quando a situação do país melhorar".

Exército preocupado com "pessoas" e "componente operacional"
Notícias ao Minuto

18:45 - 06/05/14 por Lusa

País CEME

Falando à agência Lusa no final de uma reunião de mais de duas horas na Comissão de Defesa Nacional, à porta fechada, o CEME reconheceu que falou perante os deputados das preocupações que tem sobre o exército.

Sobre as pessoas, "principal ativo" do exército, Carlos Jerónimo sublinhou ser importante não serem esquecidos "os militares que passaram pelas fileiras do Exército e deram o seu contributo à pátria".

"Como tratamos os mais velhos representa aquilo como gostaremos que venhamos a ser tratados no futuro", advertiu o CEME.

No que refere à componente operacional, o responsável diz que os orçamentos não são os desejáveis devido ao momento de crise no país, mas "tem sido possível responder às solicitações que são feitas".

"Há programas e equipamentos que quando a situação do país melhorar têm de ser equacionados para o futuro para colmatar capacidades que não estão completas ou outras que estão em falta", realçou contudo o CEME.

Já em fevereiro, quando tomou posse, o general Carlos Jerónimo havia afirmado dará prioridade às pessoas no seu mandato como CEME, considerando que são o "ativo mais valioso" da instituição militar e que as dificuldades devem ser ultrapassadas com serenidade.

Carlos Jerónimo assumiu a chefia do Exército na sequência da vaga deixada em aberto após a saída do general Pina Monteiro, que foi nomeado Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório