Se é dador de sangue ou se está a pensar sê-lo, fique a saber que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) fez, nas redes sociais, uma publicação onde explica algumas das dúvidas mais recorrentes sobre a dádiva - que, não se esqueça, salva vidas.
"A dádiva de sangue é um gesto voluntário e altruísta que não tem contraindicações para um adulto saudável", faz questão de salientar o SNS na nota.
Mas, para doar sangue, é preciso 'preencher alguns requisitos', de modo a assegurar a sua saúde, bem como a de quem irá, eventualmente, receber a dádiva: "Se tem entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e hábitos de vida saudável, seja dador de sangue", apela-se.
No site dador.pt - a que pode aceder aqui - encontra a lista de quais os locais, divididos por distritos, e os horários onde a recolha do seu sangue pode ser efetuada nos próximos dias.
A dádiva de sangue é um gesto voluntário e altruísta que não tem contraindicações para um adulto saudável. Se tem entre 18 e 65 anos, mais de 50 kg e hábitos de vida saudável, seja dador de sangue. Saiba mais em https://t.co/Vcna2DacmM #Saúde #SNS #IPST #Dador pic.twitter.com/OGaD0Oq1C2
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) December 19, 2022
Leia Também: Análises ao sangue e à urina poderão detetar 14 tipos de cancro