Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Mau tempo. Lisboa reforça meios e promete "estar ao lado de quem precisa"

O presidente da câmara de Lisboa anunciou que a autarquia acionou "todos os meios de apoio, socorro e emergência" para prevenção dos efeitos do mau tempo esperado.

Notícias ao Minuto

20:12 - 19/12/22 por Notícias ao Minuto

País Carlos Moedas

O presidente da câmara de Lisboa, avançou, esta segunda-feira, que dada a previsão de "um novo agravamento do estado do tempo para as próximas horas", a autarquia acionou "todos os meios de apoio, socorro e emergência" para prevenção.

Num vídeo partilhado na rede social Twitter, Carlos Moedas salientou que "é muito importante de, no caso de se terem mesmo de deslocar à cidade, possam, antes de o fazer, avaliar a real situação e as informações que estão a ser dadas a cada momento".

"Vamos proceder à ativação do nosso centro de coordenação operacional municipal, junto da Proteção Civil, os bombeiros, e a Policia Municipal, que irá acompanhar todo o evoluir da situação", informou Carlos Moedas.

Segundo o autarca, tudo será feito "para minimizar as dificuldades esperadas e estar ao lado de quem mais precisa".

Carlos Moedas lembrou ainda que foi aprovado "o primeiro pacote de apoios a comerciantes, procurando agilizar o mais depressa possível estas ajudas com uma primeira medida de apoios concretos".

A medida "irá ser reforçada na quarta feira com um novo pacote de ajudas", anunciou o presidente da câmara de Lisboa.

O anúncio surge depois de também a Câmara do Porto ter adiantado hoje que o Serviço Municipal de Proteção Civil está a monitorizar o agravamento do estado do tempo e "reforçou" as equipas, face às previsões de chuva intensa para o final do dia.

A Proteção Civil elevou hoje o nível de alerta de amarelo para laranja para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa, face às previsões de chuva intensa para o final do dia e possibilidade de inundações em meio urbano.

"O período crítico é considerado entre as 21h00 do dia de hoje e as 09h00 do dia de amanhã", disse André Fernandes, Comandante Nacional da Proteção Civil, em conferência de imprensa. 

"Face a esta situação foi decidido no briefing do centro de coordenação operacional nacional elevar o estado de alerta especial para o nível laranja, para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa", anunciou o responsável. 

"Os efeitos expectáveis são ocorrência de inundações em meio urbano, também o extravaso daquilo que são os leitos dos rios para o seu leito de cheia, deslizamentos e derrocadas e aquilo que tem a ver com a adequação dos comportamento também da população. É fundamental avisar e, acima de tudo, que a população tenha em linha de conta estes avisos e prepare aquilo que é a chegada da precipitação para o final da tarde do dia de hoje e a madrugada de amanhã. Sendo aqui o período crítico", notou.

Leia Também: Agravamento do estado do tempo. Proteção Civil do Porto reforça equipas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório