Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Buscas pelos 3 tripulantes desaparecidos na Nazaré prosseguem pela tarde

As buscas dos três tripulantes de uma embarcação desaparecida na sexta-feira ao largo na Nazaré vão prosseguir durante a tarde de hoje, envolvendo meios aéreos, marítimos e terrestres, disse à Lusa o capitão do porto da Nazaré.

Buscas pelos 3 tripulantes desaparecidos na Nazaré prosseguem pela tarde
Notícias ao Minuto

13:55 - 17/12/22 por Lusa

País Nazaré

uma endurance, o esforço de buscas vai continuar, pelo menos hoje durante a tarde até ao pôr-do-sol, com os mesmos meios que estavam desde manhã", disse Mário Lopes Figueiredo, adiantando que o helicóptero da Força Aérea fez uma pausa, mas está previsto voltar a patrulhar a área a partir das 14:45.

Segundo o capitão, a norte da praia de Pedrógão (concelho e distrito de Leiria) apareceram, durante a manhã, "vários aprestos marítimos da embarcação", nomeadamente redes, cabos, algumas peças de iluminação (lanternas, luzes fluorescentes), tábuas.

"Tudo indica que será material proveniente da embarcação", disse.

Mário Lopes Figueiredo adiantou que o sobrevivente do naufrágio, o mestre da embarcação, que conseguiu chegar a nado à praia do Pedrógão, cerca das 18:20 de sexta-feira, continua sob observação no Hospital de Leiria, "mas sem inspirar cuidados".

Além do mestre, estavam na embarcação "Letícia Clara", pertencente a um armador de Vila do Conde, mais três tripulantes, dois homens de nacionalidade indonésia e um marroquino, os quais continuam desaparecidos.

No terreno estão elementos dos comandos locais da Polícia Marítima da Nazaré e da Figueira da Foz, a fazer buscas por terra, com a colaboração dos bombeiros de Leiria e de Vieira de Leiria, encontrando-se, no mar, de Pedrógão para sul, até S. Pedro de Moel, uma embarcação semirrígida da estação salva-vidas da Nazaré e, na área da Figueira da Foz, o salva-vidas desta estação, de grande capacidade, a embarcação Patrão Macatrão.

Por via marítima, prosseguem igualmente as buscas pela corveta da Marinha NRP João Roby, a qual operou durante a noite.

Um helicóptero Koala da Força Aérea tem colaborado nas buscas desde as 08:30.

Segundo Mário Lopes Figueiredo, as buscas estão centradas na área de Pedrógão, num esforço conjunto entre a capitania do porto da Figueira da Foz, de Pedrógão para norte até ao Osso da Baleia, e da capitania da Nazaré, para sul, até S. Pedro de Moel.

O alerta para o desaparecimento da embarcação foi dado ao comando local da Polícia Marítima da Nazaré cerca das 14:15 de sexta-feira.

O último contacto com a tripulação ocorreu cerca das 08:00 de sexta-feira, tendo o alerta sido dado pelo proprietário da embarcação "que não teve mais contacto com os tripulantes após o telefonema ao início do dia", de acordo com informação comunicada ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo Lisboa pelo capitão do Porto da Nazaré.

Leia Também: Nazaré. Reforçadas buscas pelos 3 tripulantes de embarcação desaparecida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório