Natal de chuva? Prepare-se para abrir o chapéu já a partir de 2.ª feira
Nos primeiros dois dias da semana (segunda e terça-feira), o IPMA prevê que "o continente irá ser influenciado por uma superfície frontal fria".
© iStock
País Tempo
A chuva vai voltar. Na semana que se avizinha e até ao natal vai haver uma alteração do estado do tempo, com a chegada de precipitação a Portugal Continental.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou, numa nota no Facebook, que, a partir de segunda-feira, "haverá aguaceiros no litoral sul e centro" e ainda "vento do quadrante leste".
Nos primeiros dois dias da semana (segunda e terça-feira), o IPMA prevê que "o continente irá ser influenciado por uma superfície frontal fria em lento deslocamento sobre o território e que irá dar origem a precipitação persistente e por vezes forte".
As regiões do litoral a norte do Mondego serão as que apresentam "maior probabilidade para valores mais elevados de precipitação, que poderão ultrapassar 50 mm de acumulação nestes dois dias".
No entanto, na próxima quinta e sexta-feira "deverá haver um desagravamento das condições meteorológicas, sendo que a partir de dia 23 e para os dias da consoada e de Natal, existe uma probabilidade de cerca de 70% que o continente volte a ser influenciado por sistemas meteorológicos que originem precipitação".
A temperatura vai oscilar entre valores máximos entre 8 e 20 °C, mais altos no Sul e no litoral Norte e Centro, e com valores mínimos entre os 5 e os 15 °C, mais baixos no Interior Norte e Centro e no Alto Alentejo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com