Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Buscas por tripulantes de barco desaparecido na Nazaré seguem pela noite

As buscas em terra dos três tripulantes de uma embarcação desaparecida ao largo na Nazaré vão continuar ao longo da noite de hoje, adiantou à Lusa o capitão do porto.

Buscas por tripulantes de barco desaparecido na Nazaré seguem pela noite
Notícias ao Minuto

00:09 - 17/12/22 por Lusa

País Nazaré

"As buscas em terra vão continuar durante a noite", disse o capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, indicando não ter novidades.

De acordo com o responsável, pelas 23h30, o helicóptero EH-101 MERLIN, da Força Aérea, deixou os trabalhos de busca, retomando ao início do dia de sábado, entre as 07h00 e 08h00.

"As operações [de busca] vão continuar, temos também num navio da Marinha no local, a partir desta madrugada. O NRP João Roby. E amanhã vai se retomar [os trabalhos] até o helicóptero voltar (...) e com meios dentro de água e em terra", acrescentou.

O mestre da embarcação desaparecida hoje na Nazaré conseguiu chegar a nado à praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, mas os restantes três tripulantes continuam desaparecidos, informou o comandante do porto.

"O mestre da embarcação, de nacionalidade portuguesa, conseguiu chegar a nado à praia do Pedrógão, cerca de 18:20, depois de várias horas no mar", disse à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo.

De acordo com o mesmo responsável, o tripulante "está bastante confuso", não tendo ainda esclarecido as circunstâncias em que o barco terá naufragado, nem terá dado informações sobre a restante tripulação, dois homens de nacionalidade indonésia e um marroquino, que continuam a ser procurados.

"A chegada deste tripulante permitiu reduzir as buscas a uma área mais restrita, mas mantêm-se empenhados todos os meios que tinham sido alocados", afirmou o comandante do porto.

Os quatro homens são tripulantes da embarcação "Letícia Clara", que desapareceu hoje no mar, e que está a ser procurada pela Marinha através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa.

Em comunicado, a Marinha informou que o barco saiu hoje, cerca das 00:00, da Figueira da Foz e que a sua área de operação seria entre a Figueira da Foz e a Nazaré.

O último contacto com a tripulação ocorreu hoje de manhã, cerca das 08:00, e, de acordo com informação comunicada ao MRCC Lisboa pelo capitão do Porto da Nazaré, o alerta foi dado durante a tarde pelo proprietário da embarcação "que não teve mais contacto com os tripulantes após o telefonema ao início do dia".

Leia Também: Mestre do barco desaparecido na Nazaré chega a nado à praia do Pedrógão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório