Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 23º

Ponte de Lima anuncia obra de 222 mil euros para resolver mobilidade

A Câmara de Ponte de Lima vai construir uma rampa de acesso ao túnel da Via Foral Dona Teresa, orçada em 222 mil euros, para garantir segurança "num dos maiores entraves à mobilidade urbana", foi hoje divulgado.

Ponte de Lima anuncia obra de 222 mil euros para resolver mobilidade
Notícias ao Minuto

13:50 - 16/12/22 por Lusa

País Ponte de Lima

Em comunicado hoje enviado às redações, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que empreitada a executar na Estrada Nacional (EN) 203, com apoio financeiro de 192.935,00 euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), "irá permitir requalificar o acesso ao túnel existente, através da criação de uma rampa", e redefinir "o passeio público ao longo da Via do Foral, com a criação de uma cortina verde que ocupará a sobrelargura da estrada nacional".

Segundo o município, aquela intervenção "permitirá ultrapassar um dos maiores entraves à mobilidade urbana do local, possibilitando o acesso a zonas de serviços, comércio e equipamentos da maior importância no espaço urbano da Vila de Ponte de Lima".

Em junho de 2021, foi inaugurada a requalificação da Via Foral Dona Teresa, de acesso a Ponte de Lima, num investimento de 680 mil euros, para "resolver um ponto negro" na EN 203, onde se registaram muitos acidentes, nomeadamente atropelamentos, alguns mortais.

Aquela empreitada foi comparticipada em 400 mil euros pela Infraestruturas de Portugal (IP).

Em novembro de 2018, um movimento cívico criado em Ponte de Lima promoveu uma vigília para "sensibilizar peões e automobilistas" para a necessidade de prevenir a sinistralidade na EN 203.

Já em 2017, a Câmara de Ponte de Lima tinha aprovado um voto de protesto por a IP não avançar com a requalificação daquela via.

Na terça-feira, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, nova intervenção com o "objetivo de melhorar de forma significativa as acessibilidades ao túnel através da criação de uma rampa de fácil acesso e utilização", que "permitirá, ainda, redefinir o estacionamento na área adjacente ao túnel".

"Esta intervenção é considerada fundamental, num troço de significativa afluência, na medida em que assegurará as condições de acessibilidade ao túnel e de transitabilidade em segurança da totalidade dos utilizadores desta via", adianta a nota.

A obra foi candidatada e aprovada pelo Programa Acessibilidades 360º do PRR e "irá contribuir de forma direta para a concretização dos objetivos e prioridades do PIVP - Programa de Intervenção nas Vias Públicas, na medida em que promove a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada ao espaço público".

O projeto "procura incorporar este espaço público na rede de percursos acessíveis da vila de Ponte de Lima, estabelecendo a interligação pedonal entre o maior loteamento urbano, os maiores equipamentos escolares, centro comercial, tribunal, um parque de estacionamento e um equipamento desportivo e de lazer público, com vista à obtenção da maior inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual".

Leia Também: Ponte de Lima. Rio Lima com caudal "incrível" após noite de chuva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório