Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Agravamento da agitação marítima em Portugal. AMN e Marinha deixam avisos

Confira ainda um conjunto de conselhos a toda a população em geral para os cuidados a ter devido a estas condições climatéricas.

Agravamento da agitação marítima em Portugal. AMN e Marinha deixam avisos
Notícias ao Minuto

13:06 - 16/12/22 por Notícias ao Minuto

País Agitação marítima

A previsão do estado do mar aponta para um considerável agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal continental e nos Açores.

Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Marinha, em Portugal continental, "o aviso do agravamento das condições meteorológicas e do estado do mar está previsto iniciar-se cerca das 18h00 de sábado e irá manter-se até às 18h00 de domingo". 

A agitação marítima será caracterizada por ondas com uma altura de entre quatro a seis metros.

Por sua vez, no arquipélago, o aviso tem início às 18h00 desta sexta-feira e prolonga-se até à mesma hora de domingo, com uma ondulação que poderá rondar entre os oito e os 14 metros e 

Tanto no continente, como nos Açores, "são esperados ventos que poderão registar uma intensidade média de até 75 quilómetros por hora e rajadas até 135 quilómetros por hora, proveniente do quadrante sudoeste".

Como nunca é demais proteger a população, a AMN e a Marinha deixam um conjunto de conselhos a toda a comunidade em geral. São eles:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.​

Leia Também: Mau tempo. Proteção Civil deixa alerta e pede "medidas de prevenção"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório