Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Dia Internacional Contra a Corrupção. RAP 'abre' conferência na PJ

Também a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, estará presente, assim como a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

Dia Internacional Contra a Corrupção. RAP 'abre' conferência na PJ
Notícias ao Minuto

19:57 - 14/12/22 por Notícias ao Minuto

País Corrupção

O humorista Ricardo Araújo Pereira vai marcar presença da conferência 'A contratação pública e os riscos de corrupção', que decorrerá na quinta-feira.

De acordo com o programa publicado no site da Polícia Judiciária (PJ), que organiza esta palestra no âmbito do Dia Mundial Contra a Corrupção, a cara de 'Isto é Gozar Com quem Trabalha' será o 1.º palestrante a falar, com a intervenção 'Corrupção não entra aqui!', marcada para as 10h30.

O encontro decorre ao longo de todo o dia, no edifício da PJ em Lisboa, a partir das 9h, com a receção aos convidados, e, meia hora depois, haverá discursos introdutórios do Diretor Nacional da PJ, Luís Neves, a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, e a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

Depois da intervenção de cerca de meia hora de 'RAP', como o humorista é também conhecido, segue-se o presidente do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação Pedro Costa Gonçalves com a palestra 'A problemática da banalização do ajuste direto e da consulta prévia'.

Depois de uma pausa de 15 minutos, as conferências voltam às 11h45, com com a autora de 'Má Despesa Pública', Bárbara Rosa, com o espaço intitulado 'Afundar a corrupção numa onda de indignação'.

O vice-Presidente da Estrutura de Missão ‘Recuperar Portugal’ (PRR), Mário Tavares fecha o espaço de palestras com 'Contratação pública, colusão, riscos e oportunidades'.

O programa organizado pela PJ tem também espaço para uma ação de formação, 'Corrupção e contratação pública. Aspetos legais e perspetiva de investigação criminal', que decorrerá das 14h30 às 17h30.

Já na próxima semana a Assembleia da República discutirá as suspeitas de corrupção na Defesa, depois de na semana passada ter sido desencadeada a operação 'Tempestade Perfeita', que resultou em cinco detenções, entre as quais três altos quadros da Defesa e dois empresários, num total de 19 arguidos, que respeita ao período em que João Gomes Cravinho tutelou aquele ministério.

"O dia internacional contra a corrupção é celebrado, anualmente, a 9 de dezembro, e foi proclamado através da Resolução 58/4, adotada pela Assembleia das Nações Unidas, de 31 de outubro de 2003…", recordam os responsáveis.

Leia Também: PS aponta "falhas de comunicação" entre Montenegro e bancada do PSD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório