Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Navio D. Carlos I chega na quinta-feira ao porto de Bissau

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I, da Marinha portuguesa, chega na quinta-feira a Bissau, Guiné-Bissau, no âmbito da iniciativa Mar Aberto, anunciou, em comunicado, a embaixada de Portugal.

Navio D. Carlos I chega na quinta-feira ao porto de Bissau
Notícias ao Minuto

17:48 - 13/12/22 por Lusa

País Guiné-Bissau

O navio hidro-oceanográfico vai estar em Bissau até domingo, após ter estado no início da missão nos portos de Mindelo e da Praia, em Cabo Verde.

"Os objetivos da iniciativa Mar Aberto, integram, entre outros, assumir compromissos internacionais no âmbito da produção cartográfica náutica, desenvolver atividades no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) e reforçar a posição portuguesa no programa das Presenças Marítimas Coordenadas (PMC)", refere-se no comunicado.

Outros dos objetivos da iniciativa Mar Aberto são "contribuir para o apoio humanitário a países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e apoiar o projeto SWAIMS [Support to West Africa Integrated Maritime Security], e divulgar o Atlantic Centre".

O navio D.Carlo I é comandado pelo capitão de fragata Aires de Castro e inclui uma guarnição de 55 militares, uma equipa de segurança, constituída por elementos dos fuzileiros, uma equipa médica, uma equipa de mergulhadores e uma brigada hidrográfica, que vai desenvolver trabalhos naquela área no rio Geba.

"O regresso do navio hidro-oceanográfico D. Carlos I à Base Naval de Lisboa está previsto para o dia 30 de dezembro de 2022", acrescenta-se no comunicado.

Leia Também: Ex-ditador diz que não deu ordens no massacre de 2009 na Guiné-Conacri

Recomendados para si

;
Campo obrigatório