Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Pedia aos que pensam entrar em Lisboa para evitar fazê-lo esta manhã"

Carlos Moedas pede que se evitem deslocações para Lisboa, adianta que cabe a cada escola da região avaliar se tem ou não condições para funcionar e revela que há uma situação mais preocupante em resultado de um deslizamento de terras - há 10 pessoas impedidas de sair de casa.

"Pedia aos que pensam entrar em Lisboa para evitar fazê-lo esta manhã"

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, admite que a madrugada desta terça-feira foi "difícil" e pede que se evitem deslocações para Lisboa, por causa do mau tempo, que está a gerar vários condicionamentos. 

"Foi uma noite muito difícil", começou por admitir o presidente da CML, que está no centro de controlo de Monsanto. "Temos todas as equipas na rua, os lisboetas podem sentir-se seguros, mas pedia aos que pensam entrar em Lisboa para evitar fazê-lo esta manhã", acrescentou, em declarações à CNN Portugal. 

"Temos túneis fechados, há uma situação que não podemos evitar. Há túneis que não aguentam a quantidade de água que entrou", revelou. 

Só no município de Lisboa houve "mais de 300" ocorrências e "para ter uma comparação o nível de chuva foi muito parecido com o que aconteceu há uma semana, um evento muito muito raro". 

"Temos duas ou três situações mais complicadas, mas estamos a resolvê-las", admite o presidente da CML, numa altura em que a autarquia emitiu alerta vermelho em consequência do mau tempo e apelou à população para evitar saídas de casa.

Encerrar escolas? "A cada escola cabe sentir e ver se tem pessoal" para funcionar

"Há muitas escolas de proximidade. Penso que a cada escola cabe sentir e ver se tem pessoal ou não para poder estar hoje em funcionamento. Falei com a secretária de Estado da Proteção Civil e a opinião do Governo foi que naquele momento não era ainda necessário fechar as escolas", disse Carlos Moedas. 

A nível local, ou seja, em Lisboa, a indicação do presidente da CML é que as escolas sem condições para funcionar "fechem, se for necessário". 

"Aluimento de terras" preocupa. Uma dezena de pessoas sem sair de casa

Carlos Moedas mostrou-se preocupado com uma situação, em particular, resultante de um "aluimento de terras" na Azinhaga da Torrinha, perto do Lumiar. 

"Neste momento, no centro de controlo estou preocupado em resolver as situações", disse Carlos Moedas, adiantando que numa zona de Lisboa houve um "aluimento de terras e em que estão pessoas dentro de casa". "Estamos em contacto, mas vamos ter que as retirar e elas neste momento não conseguem sair de casa", detalhou. 

"Estamos a falar com as pessoas e elas estão bem", acrescentou. "A gestão tem de ser feita minuto a minuto", revelou. 

De acordo com a informação mais recente, há várias vias rodoviárias intransitáveis: Os túneis do Campo Pequeno e do Campo Grande, Avenida João XXI, Avenida de Berlim, Eixo Norte-Sul, 2.ª Circular (sentido Lisboa Norte), Radial de Benfica, Avenida Infante D. Henrique junto ao Túnel Batista Russo, Avenida de Berna, Avenida Calouste Gulbenkian, todos os acessos à Praça de Espanha, Avenida de Ceuta (Alfredo Bensaúde, estrada do Peneda) e junto ao acesso à ponte 25 de abril, Alcântara (vários locais), cruzamento Gago Coutinho com Avenida dos EUA, Praça de Sete Rios, Avenida de Santo Condestável e Avenida 24 de Julho até Belém.

[Notícia atualizada às 09h22]

Leia Também: "Hoje é dia de ficar em casa, como fizemos durante a pandemia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório