Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Odivelas. Bombeiros estiveram "em comunicação" com taxista desaparecido

Os bombeiros estão a efetuar buscas pelo condutor desaparecido na madrugada deste domingo, depois de serem registados dois despistes no mesmo local.

Notícias ao Minuto

13:01 - 11/12/22 por Daniela Carrilho com Lusa

País Despiste

Na manhã deste domingo, estão a ser efetuadas novas buscas pelo condutor desaparecido na madrugada de ontem, na ribeira de Odivelas, na Póvoa de Santo Adrião.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Odivelas, Nélson Viana, em declarações aos jornalistas, "inicialmente houve comunicação com a vítima, mas num determinado momento deixou de responder".

"Poderia estar submersa no interior do veículo e, por isso, bombeiros foram colocados no interior e debaixo do veículo, mas não havia ninguém naquele local", afirmou Nélson Viana, revelando ainda que "o vidro do lado do condutor estava aberto". 

"Foi através desse vidro que tínhamos a comunicação e, numa fase inicial, tentamos perceber se se encontrava alguém lá dentro", disse.

A comunicação entre as equipas de socorro e a vítima acabou por terminar sem que fosse possível resgatá-la, pelo que as equipas no terreno procederam rapidamente a buscas, quer no leito do rio, quer nas bermas, tendo já feito um "percurso apeado de sensivelmente 2.000 metros".

"Neste momento, já se procedeu à remoção dos veículos e estamos a fazer todos os esforços para conseguirmos encontrar a vítima. Poderá estar junto à vegetação [densa] ou ter ido com a corrente da ribeira", ressalvou.

De momento, "já está um caudal mais baixo, temos mais condições e agora já temos aqui um reforço de meios - equipa de mergulhadores com um bote - para fazer novamente todo o percurso".

Recorde-se que o alerta foi dado pelas 02h40 deste domingo para um despiste de uma viatura que caiu na ribeira.

"Estavam duas pessoas no interior do veículo ligeiro. Uma das vítimas foi resgatada com ferimentos ligeiros e foi transportada para o hospital Beatriz Ângelo, em Loures", referiu o comandante.

O comandante dos bombeiros locais avançou ainda que, cerca de uma hora após o primeiro alerta, houve outro despiste que envolveu um veículo ligeiro. Uma pessoa foi resgatada com vida, também considerado um ferido leve, foi estabilizada dentro da ambulância de socorro e levada para o mesmo hospital".

Durante a madrugada, a corrente do rio, a falta de iluminação e as condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir dificultaram as operações de resgate.

Neste momento, no local estão 27 operacionais dos Bombeiros de Odivelas, apoiados por sete veículos, a PSP de Odivelas, a Proteção Civil de Odivelas e a Junta de Freguesia de Póvoa de Santo Adrião.

O responsável da Proteção Civil de Odivelas, Fernando Moraes, também presente no local, acrescentou que a estrada onde ocorreu o acidente (rua 25 de Abril) pode ser "melhor sinalizada", sendo que o último acidente registado semelhante aos decorridos esta madrugada aconteceu em 2019.

[Notícia atualizada às 14h51]

Leia Também: Homem desaparecido após cair com táxi na ribeira de Odivelas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório