A Câmara Municipal de Lisboa apela à população para que tome precauções redobradas, na sequência do agravamento dos avisos em vigor na próxima noite, quer por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) quer por parte da Proteção Civil.
Em comunicado, a autarquia salienta que "os agentes de Proteção Civil da cidade e os serviços operacionais municipais e das juntas de freguesia estão de prevenção para a mais pronta resposta à cidade" na sequência dos avisos em vigor no distrito de Lisboa.
A Câmara Municipal de Lisboa apela à população para que tome precauções redobradas e siga os conselhos dos serviços municipais de Proteção Civil", ressalva a nota.
Este alerta da autarquia lisboeta surgiu depois de a cidade ter sido afetada por uma forte chuva e por inundações na noite de quarta-feira.
Desde essa noite, o mau tempo associado à chuva intensa provocou várias inundações no distrito de Lisboa, o que motivou o corte de estradas, túneis e acessos a estações de transporte, assim como danos em estabelecimentos comerciais, habitações e veículos, causando elevados prejuízos.
Recorde-se que o IPMA elevou hoje para laranja o aviso em vigor para os distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria devido à chuva forte prevista para a meia-noite de domingo.
Na sua página oficial, o IPMA refere que estes quatro distritos do continente vão estar sob aviso laranja entre as 00h00 e as 03h00 de domingo enquanto no distrito de Portalegre estará ativo entre as 03h00 e as 06h00, devido à previsão de chuva forte e persistente.
Entretanto, o IPMA elevou, desde o início da manhã de hoje, para os 18 distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, chuva persistente, ventos fortes, e tambem agitação marítima.
Os avisos amarelos nos distritos de Beja, Lisboa, Leiria, Faro e Setúbal estão ativos entre as 21h de hoje e até às 6h de domingo e referem-se a situações de precipitação persistente e por vezes forte e de vento, com rajadas da ordem de 75km/hora.
Durante a madrugada de domingo estão ativos os avisos laranja nestes distritos.
Leia Também: Proteção Civil alerta para possibilidade de cheias nas próximas noites