Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Doze distritos sob aviso amarelo devido a chuva, vento e neve

Doze distritos de Portugal Continental encontram-se hoje sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, chuva persistente e ventos fortes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Doze distritos sob aviso amarelo devido a chuva, vento e neve
Notícias ao Minuto

08:53 - 10/12/22 por Lusa

País IPMA

Os avisos nos distritos de Beja, Lisboa, Leiria, Faro e Setúbal vão estar ativos entre as 21h00 de hoje e até às 06h00 de domingo e referem-se a situações de precipitação persistente e por vezes forte e de vento, com rajadas da ordem de 75km/hora.

Já no distrito de Évora o aviso amarelo para a precipitação e vento tem início às 00h00 de hoje e prolonga-se até às 06h00 de domingo, prevendo-se chuva forte e persistente e rajadas de vento na ordem dos 75 km/hora.

O IPMA prevê para os distritos de Santarém e de Portalegre chuva forte e persistente tendo acionado o aviso amarelo entre as 00h00 de hoje e as 06h00 de domingo.

Os distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco, estão sob aviso amarelo entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de domingo, devido à previsão de queda de neve acima de 1.100 metros, com acumulação acima de 1.200 metros, que poderá ser de 5 cm.

Como impactos prováveis, o IPMA refere "perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (por exemplo em vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)".

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também o arquipélago da Madeira -- Costa Norte, Sul, Regiões Montanhosas e Porto Santo - encontra-se sob aviso amarelo, entre as 15h00 de hoje e as 03h00 de domingo, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

A Costa Norte e Sul estão igualmente sob aviso para a agitação marítima que é esperada, vigorando o aviso entre as 6h e as 18h de domingo.

A Câmara de Lisboa alertou no final de sexta-feira para a chuva "persistente e por vezes forte" que se espera no sábado à noite e pediu à população para tomar precauções.

"Considerando que o IPMA colocou o distrito de Lisboa sob aviso amarelo, com período mais crítico entre as 22h do dia 10 de dezembro e as 6h do dia 11, onde se espera precipitação persistente e por vezes forte, a Câmara Municipal de Lisboa apela à população para que tome precauções", indicou a autarquia num comunicado.

Na mesma nota, a câmara disse que os agentes de Proteção Civil da cidade, os serviços operacionais municipais e elementos das Juntas de Freguesia "estão de prevenção para a mais pronta resposta à cidade".

Este alerta da autarquia lisboeta surge depois de a cidade ter sido afetada pelo mau tempo na quarta-feira à noite, sendo os municípios de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras aqueles que sofreram mais danos após a forte chuva que caiu.

Várias inundações cortaram estradas, túneis, acessos a estações de transporte e danificaram estabelecimentos comerciais, habitações e veículos, causando elevados prejuízos.

Há a registar a morte de uma mulher em Algés, no concelho de Oeiras, e dezenas de pessoas desalojadas.

Leia Também: Proteção Civil dos Açores pede à população que fique em casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório