Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Madeira pede à República garantia de abastecimento marítimo durante greve

O Governo da Madeira apelou hoje à República para que, face aos pré-avisos de greve dos trabalhadores portuários, tome medidas extraordinárias para garantir os serviços mínimos no abastecimento semanal à região por via marítima.

Madeira pede à República garantia de abastecimento marítimo durante greve
Notícias ao Minuto

18:21 - 09/12/22 por Lusa

País Madeira

Num ofício enviado pelo secretário da Economia, Rui Barreto, ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, o Governo madeirense solicita que o fornecimento semanal da região "seja fixado entre os serviços mínimos, por forma a não prejudicar as famílias e as empresas madeirenses e porto-santenses, que estão dependentes, praticamente em exclusivo, do abastecimento de mercadorias por via marítima".

Na base do pedido estão os pré-avisos de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias para os dias 22, 23, 27 e 29 de dezembro e para 02, 06, 09, 13, 16, 20, 23 e 27 de janeiro de 2023.

Citado numa nota do seu gabinete, o secretário regional da Economia salienta que a Madeira "depende do abastecimento de mercadorias por via marítima", considerando "crucial que se assegure, e de acordo com o que tem vindo a acontecer, que no processo de fixação dos serviços mínimos, sejam tomadas medidas excecionais de salvaguarda do abastecimento da região".

Rui Barreto defende ainda ser "fundamental garantir todos os meios para a operação de todos os navios de abastecimento à região, bem como a saída de navios, quando esteja em causa a disponibilidade de cais para navios de ou para a região, a exemplo do que tem ficado acordado nos serviços mínimos em situações de greves anteriores".

Leia Também: Eutanásia. Presidente da Assembleia da Madeira pede veto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório