Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Detidos dois suspeitos da morte de jovem de 20 anos esfaqueado em Setúbal

A detenção foi comunicada esta sexta-feira pela Polícia Judiciária (PJ).

Detidos dois suspeitos da morte de jovem de 20 anos esfaqueado em Setúbal
Notícias ao Minuto

16:42 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

País PJ

A Polícia Judiciária (PJ), em comunicado enviado às redações, deu conta de que "localizou, identificou e procedeu à detenção de dois homens de 39 e 27 anos", suspeitos da autoria do homicídio que ocorreu, a 27 de novembro, em Setúbal, e que vitimou um jovem de 20 anos.

Em causa está um caso que circulou amplamente na comunicação social e que decorreu após os suspeitos terem "agressivamente abordado um grupo de jovens", entre os quais a vítima, "confrontando-os com imagens que exibiam num telemóvel extraídas de um sistema de videovigilância, onde se encontravam vários jovens a efetuar aquisições num estabelecimento comercial", esclarece o comunicado da PJ a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Na sequência dessa abordagem, um dos suspeitos terá obrigado a vítima "a entrar numa viatura, enquanto o segundo desfere um golpe com arma branca que atinge outro". O jovem atingido viria, depois, a ser transportado para unidade hospitalar, onde viria a perder a vida.

Segundo a PJ, os "suspeitos abandonaram de imediato o local, raptando um dos jovens". Porém, algum tempo depois, "regressaram ao mesmo local, onde o abandonaram, fugindo de seguida".

No decurso das diligências policiais, as autoridades viriam a concluir que um dos suspeitos foi, entretanto, detido pela Polícia Judiciária no passado dia 2 de dezembro, no âmbito do cumprimento de um mandado de detenção emitido pelas autoridades suecas, por crimes que terão sido alegadamente cometidos naquele país.

O segundo suspeito viria, por sua vez, a abandonar o país no dia 30 novembro, com destino à Suécia. Porém, na quinta-feira, e no cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo DIAP de Setúbal, o indivíduo viria a ser detido em território sueco, aguardando-se agora a extradição do mesmo.

No mesmo comunicado, a PJ garantiu ainda que "irá continuar as diligências a fim de esclarecer de forma cabal todos os acontecimentos que levaram à morte do jovem".

De recordar que, no final do mês de novembro, foi noticiado que, na noite de dia 27 desse mês, um jovem de 20 anos viria a perder a vida após ser esfaqueado, quando tentava defender um amigo, em Setúbal, segundo inicialmente reportado pela CNN Portugal.

De acordo com a estação, o jovem encontrava-se num parque de estacionamento, na zona industrial de Setúbal, a conviver com amigos, quando um carro, com os vários suspeitos do homicídio, apareceu. Tudo aponta para que o homicídio tenha ocorrido no contexto de uma troca de agressões entre grupos rivais.

Entretanto, também em comunicado, o Ministério Público (MP) de Setúbal indicou que o suspeito que está em Portugal foi hoje presente a tribunal, que lhe decretou como medidas de coação a prisão preventiva e proibição de contactos.

De acordo com o MP, o homem está "fortemente indiciado" dos crimes de homicídio, rapto e de detenção de arma proibida.

Afirmando que instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do jovem de 20 anos, o MP indica que a investigação vai prosseguir "com vista ao cabal esclarecimento dos factos em investigação".

Em declarações à agência Lusa, o diretor da PJ de Setúbal, João Bugia, especificou que os detidos têm dupla nacionalidade, sueca e síria, e estavam "ocasionalmente" em Portugal.

O responsável acrescentou que o detido que foi presente a tribunal não prestou declarações e que é o suspeito de ter desferido o golpe com uma arma branca no jovem que morreu.

Quanto ao outro homem, João Bugia disse que as autoridades estão a aguardar que chegue da Suécia para ser também presente a tribunal.

[Notícia atualizada às 18h58]

Leia Também: Detido suspeito de abusar de enteado de cinco anos em Sever do Vouga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório