Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Obras em curso no Porto "afetadas" por atrasos na entrega de materiais

A Câmara do Porto afirmou hoje que todas as empreitadas em curso na cidade têm sido "de algum modo afetadas" por atrasos na entrega de materiais, tais como caixilharias, vidros, madeiras ou equipamentos mecânicos e elétricos.

Obras em curso no Porto "afetadas" por atrasos na entrega de materiais
Notícias ao Minuto

16:46 - 09/12/22 por Lusa

País Obras

"Todas as empreitadas acabam por ser de algum modo afetadas, ainda que umas sejam mais do que outras, dependendo da maior ou menor quantidade de produtos a incluir ou da sua especificidade", afirmou a Câmara do Porto, não especificando, no entanto, que obras estão a sofrer impactos.

De acordo com a página da empresa municipal GO Porto, responsável pela gestão das grandes obras públicas no Porto, estão em curso 27 empreitadas, entre as quais se destacam a requalificação da Escola Alexandre Herculano, a requalificação da Escola Básica do Falcão, a beneficiação da Piscina Armando Pimentel, bem com várias requalificações de ruas, estabilização de taludes e beneficiação de pavimentos.

Segundo a autarquia, os maiores atrasos na entrega de materiais de construção verificam-se sobretudo nas empreitadas que incluem "materiais importados", como, caixilharias, vidros, madeiras ou equipamentos mecânicos e elétricos.

Nestes casos, acrescenta a Câmara do Porto, o mais frequente é optar por "materiais substitutos, cujo prazo de entrega seja mais célere", ainda que não sendo possível, a solução passa por "assumir um prazo mais alargado para a execução dos trabalhos".

A prorrogação do prazo para finalizar a empreitada "cria um efeito em cadeia", observa o município, lembrando que tal exige que "a mão-de-obra especializada prolongue a sua afetação aos projetos em causa e, quanto mais tempo estiver afeta a uma obra, mais tarde estarão disponíveis para outros projetos".

Na segunda-feira, a Câmara do Porto afirmou à Lusa que a obra de requalificação da Escola Secundária Alexandre Herculano foi prorrogada até ao final do ano devido a atrasos na entrega de materiais, garantindo, no entanto, que mantém a reabertura do equipamento para abril de 2023.

Leia Também: Obras no aeroporto de Lisboa podem avançar no final de 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório