Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro sem-abrigo realojadas no âmbito de projeto no Funchal

Quatro pessoas que estavam em situação de sem-abrigo concluíram o seu processo de capacitação e vão passar esta sexta-feira a residir numa habitação recuperada pela Câmara Municipal do Funchal, anunciou a vice-presidente da autarquia.

Quatro sem-abrigo realojadas no âmbito de projeto no Funchal
Notícias ao Minuto

14:47 - 09/12/22 por Lusa

País Funchal

Falando no final da reunião semanal do principal município da Madeira, Cristina Pedra adiantou estar concluído "o processo de transição e de recuperação de uma habitação para onde vão, a partir de hoje, tornar como residentes quatro pessoas".

A autarca salientou que o processo de capacitação destas pessoas começou "há largos meses", envolveu entidades com competência, que "os tinham identificado, têm sido monitorizados e hoje entram na habitação", localizada na zona dos Ilhéus.

Estas pessoas tiveram acompanhamento constante e "todos estão já em contexto de trabalho, um na hotelaria e três em programas ocupacionais na Câmara [dois em jardins e um na Universidade Sénior], e estão perfeitamente contextualizados, integrados", salientou.

A responsável apontou que esta experiência-piloto é "algo a replicar num futuro próximo e para outras situações".

Nesta reunião, complementou Cristina Pedra, esteve também em foco a "estratégia que o atual executivo (PSD/CDS) tem tido de atualizar o mecanismo de maior transparência".

"Começámos por colocar no Plano de Prevenção Anticorrupção as medidas e toda a legislação avulsa que foi publicada desde 2021, porque o plano não estava atualizado", referiu.

Segundo a vice-presidente, a Unidade de Auditoria Interna foi reforçada com "um elemento que veio do Tribunal de Contas", visando a maior transparência e permitir que "qualquer munícipe possa saber que canais internos e externos tem para reagir e alertar para qualquer situação menos correta e as medidas que se preveem em cada caso".

Cristina Pedra enfatizou que a Câmara do Funchal foi o primeiro município da Madeira a aplicar este plano e a implementar todos os mecanismos que garantam a transparência na governação municipal.

A autarca ainda explicou que vai ser lançado um concurso público para reforçar as equipas de limpeza do município, contratando mais 30 cantoneiros, depois de ter identificado que "só havia oito para recolha de resíduos noturno".

Rejeitando as críticas da oposição, a coligação Confiança, sobre a situação "caótica" na recolha de lixo e limpeza urbana no Funchal, Cristina Pedra, declarou que o atual executivo "não pode fechar os olhos e não tomar medidas reativas para que se reforcem mecanismos" nesta área.

"A Câmara já lançou concurso para recrutamento de 30 cantoneiros" que vão ser contratados de forma faseada, reafirmou.

Leia Também: Porto. Centro de Apoio ao Sem Abrigo cria SOS CASA para novos pobres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório