Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Greve de professores. "Adesão é grande e mostra descontentamento"

A greve de professores que teve início, esta sexta-feira, e surge na procura por melhores condições de trabalho está a ter uma adesão elevada, disse fonte do Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P), que decretou esta paralisação, que durará por tempo indeterminado.

Greve de professores. "Adesão é grande e mostra descontentamento"
Notícias ao Minuto

09:14 - 09/12/22 por Lusa

País Professores

"Algumas escolas poderão não ter aulas hoje devido à greve que é uma greve de e para professores independentemente dos sindicatos ou de serem sindicalizados ou não. A esta hora ainda não conseguimos contabilizar, mas posso adiantar que a adesão é grande e mostra o descontentamento da classe", disse o presidente do S.TO.P, André Pestana.

De acordo com o presidente do S.TO.P, esta greve é "um sinal contra as políticas de quem tem destruído a escola pública e as condições de quem trabalha".

André Pestana adiantou que os professores defendem uma gestão e recrutamento de professores pela graduação do profissional e sem perfil ou mapas, sem conselhos de diretores a selecionarem o recrutamento.

"Reivindicamos igualmente um aumento do salário que compense a inflação. Os professores desde 2009 perderam mais de 20% do seu poder de compra. Queremos também a contagem de todo o tempo de serviço docente e o acesso ao 5.º e 7.º escalões sem quotas. Há mais reivindicações, mas estas conseguem compilar um sentir de toda a classe", referiu.

André Pestana sublinhou que a greve é por tempo indeterminado e são os professores que vão determinar o seu fim.

"A luta vai continuar e temos já marcada uma grande manifestação para dia 17 de dezembro em Lisboa, com ponto de encontro marcado para as 15:00 no Marquês de Pombal", indicou.

Leia Também: Maiores preocupações para 2023? Diretor da Amnistia em Lisboa responde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório