Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Proteção Civil espera noite de inundações e pede reforço das precauções

Foi declarado o aviso laranja para os distritos de Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.

Proteção Civil espera noite de inundações e pede reforço das precauções
Notícias ao Minuto

19:26 - 08/12/22 por Notícias ao Minuto

País Chuva

Depois do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter declarado um alerta laranja para os distritos de Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, que ocorre após uma noite de chuva intensa na região de Lisboa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) voltou a pedir que a população e as instituições tomem uma série de precauções.

Em comunicado, a Proteção Civil recordou que é necessário adotar "comportamentos adequados", especialmente em "zonas historicamente mais vulneráveis".

A autoridade pede para ser garantida "a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas", assim como a "fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas". E pediu também "especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte".

Na noite de quarta-feira para esta quinta-feira, a região da área metropolitana de Lisboa foi atingida por uma das maiores noites de chuva do ano, com várias ocorrências relativas a inundações em vários pontos, especialmente na zona de Alcântara (Lisboa) e Algés (Oeiras). Foram também registados casos de realojamentos na Amadora e em Odivelas, e uma mulher acabou mesmo por morrer numa cave, em Algés.

As autoridades têm passado o dia em trabalhos de limpeza, esperando-se que a circulação na capital volte à normalidade entretanto.

A ANEPC pede ainda que sejam evitadas as zonas ribeirinhas, que os condutores tenham uma "condução defensiva" e fora de zonas inundadas, e que se evitem "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima".

As autoridades preveem mais uma noite complicada, especialmente na região de Lisboa, e a Proteção Civil já espera a ocorrência de "inundações em zonas urbanas" e de "cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".

Esta quinta-feira, o IPMA elevou, nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém e Faro, os avisos de amarelo para laranja a partir da meia-noite de sexta-feira, até às 9h. A Câmara Municipal de Lisboa já pediu à população para não sair de casa, exceto em situações de emergência.

Leia Também: Mau tempo. Aviso laranja em Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém e Faro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório