Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu Fernando Pádua. Marcelo elogia "brilhante cardiologista"

O Presidente da República relembrou ainda a importância do professor e médico cardiologista Fernando Pádua na promoção da literacia em saúde "que ao longo de tantos anos se destacou". 

Morreu Fernando Pádua. Marcelo elogia "brilhante cardiologista"
Notícias ao Minuto

15:12 - 08/12/22 por Notícias ao Minuto

País Presidência

O Presidente da República lamentou, esta quinta-feira, a morte do Professor Doutor Fernando Pádua, elogiando-o como "brilhante cardiologista e excelente comunicador".

Numa mensagem de pesar publicada no site oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa, relembrou ainda a importância de Fernando Pádua na promoção da literacia em saúde "que ao longo de tantos anos se destacou". 

"À sua família, amigos, antigos colegas e alunos manifesta profundo pesar pelo seu falecimento e apresenta as mais sentidas condolências", lê-se na nota divulgada.

O professor e médico cardiologista Fernando de Pádua morreu esta quinta-feira, aos 95 anos, avançou a Fundação Professor Fernando de Pádua, através da rede social Facebook. 

"É com enorme tristeza e consternação, que comunicamos a 'partida' do nosso muito Querido Professor! Deixou-nos hoje ao amanhecer...", destacou a publicação.

Foi fundador da Fundação Portuguesa de Cardiologia e cofundador da Sociedade Internacional de Eletrocardiografia.

Em 1997 recebeu a Medalha de Ouro por Serviços Distintos, entregue pela ministra da Saúde na altura, Maria de Belém Roseira, e, em 2005, foi agraciado com o Grande Colar de "Oficial da Ordem de Santiago da Espada" pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Em 2007, recebeu o Prémio Nacional de Saúde, atribuído pela Direção Geral da Saúde (DGS). O júri deste galardão reconheceu "o pioneirismo e a dedicação do trabalho de promoção e prevenção" realizado pelo médico cardiologista.

Leia Também: Pizarro destaca percurso "singular e notável" de Fernando de Pádua

Recomendados para si

;
Campo obrigatório