Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Mau tempo faz um morto em Algés. Lisboa em alerta máximo

Ponto de situação foi feito pela Proteção Civil às 00h30.

Mau tempo faz um morto em Algés. Lisboa em alerta máximo
Notícias ao Minuto

00:38 - 08/12/22 por Tomásia Sousa

País Mau tempo

Uma mulher com cerca de 55 anos morreu na noite desta quarta-feira em Algés, concelho de Oeiras, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. A vítima morava numa cave que ficou inundada devido ao mau tempo que se faz sentir na região da Grande Lisboa. O marido conseguiu salvar-se, mas a mulher acabou por morrer.

O ponto de situação foi feito pelo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, que informou que, até às 00h30, havia registo de um total de 455 ocorrências, com destaque para os distritos de Lisboa (com 379 ocorrências), Setúbal (com 39) e Faro (com dez).

"O nosso alerta laranja para Santarém, Faro, Lisboa e Setúbal é até às 14 horas", indicou o comandante.

Ao todo, as operações têm envolvido 500 operacionais com o apoio de 167 viaturas.

Quanto à circulação automóvel, a Proteção Civil indica que estão cortadas o IC20 no acesso à Costa da Caparica e a Radial de Benfica, em ambos os sentidos, "devido a inundação".

Já a circulação ferroviária está cortada entre a estação do Oriente e Alverca. Enquanto isso, está interdito o acesso a estações que ficaram inundadas noutras linhas, como é o caso da estação de Algés (na linha de Cascais), a da Amadora (na linha de Sintra) e a de Alcântara Terra (na linha de Cintura).

Enquanto esta situação meteorológica se mantiver, apelamos às pessoas para não saírem de casa. Procurem abrigo nas zonas mais altas dos edifícios", acrescentou André Fernandes.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quarta-feira, o distrito de Lisboa sob aviso vermelho para precipitação até às 2h00 desta quinta-feira. Além de Lisboa, Faro e Santarém também estão sob aviso máximo, mas até às 3h00.

A partir daí, estes distritos passam a aviso laranja até às 6h00, assim como Leiria, Setúbal e Beja. Todo o continente permanecerá sob aviso até à manhã de sexta-feira devido ao mau tempo.

[Notícia atualizada às 01h02]

Leia Também: Vários túneis e estradas encerradas em Lisboa devido ao mau tempo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório