Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Autoridade Marítima alerta para agravamento da agitação marítima

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para agravamento da agitação marítima a partir de quinta-feira, sobretudo na zona sul de Portugal Continental, com ondulação forte que poderá atingir os nove metros.

Autoridade Marítima alerta para agravamento da agitação marítima
Notícias ao Minuto

16:25 - 07/12/22 por Lusa

País Agitação marítima

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional adianta que a previsão do estado do mar aponta para "um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima na zona sul de Portugal continental, entre as 18:00 de amanhã [quinta-feira] e as 12:00 de sexta-feira".

Segundo as autoridades, na região sul de Portugal Continental a agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante sudoeste, "com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os dez e os 12 segundos".

São igualmente esperados ventos com uma intensidade média de até 65 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até 117 km/h, provenientes do quadrante sudoeste.

Também no arquipélago dos Açores está previsto "um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima", a partir das 18:00 de sexta-feira e até as 12:00 de segunda-feira, é referido na nota.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Sudoeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 12 metros e uma altura máxima de 22 metros, com um período médio que pode variar entre os 14 e os 16 segundos.

No arquipélago dos Açores são esperados ventos provenientes do quadrante sudoeste, com uma intensidade média de até 93km/h e rajadas até 168km/h, lê-se ainda na nota.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam assim a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, "para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução".

As autoridades recomendam também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselham a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

É ainda recomendado o acompanhamento de outras informações disponibilizadas pelas capitanias dos portos sobre as condições de acesso aos mesmos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral é desaconselhada a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades nas zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco, de acordo com a nota.

Leia Também: Madeira com avisos de vento e agitação marítima forte até quinta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório